90% dos consumidores usa o digital para receitas e planos de alimentação. A Clevermeals levou a cabo um estudo para entender o consumidor e identificar tendências no mercado português.
“Ficámos a conhecer o tipo de consumidor que existe em Portugal e essa é uma informação muito importante para nos posicionarmos do lado da oferta”, diz Nuno Brilha, fundador e CEO da Clevermeals.
De acordo com os dados da startup, os flexitarianos já são 42% dos consumidores mundiais e que procuram reduzir os alimentos de origem animal por motivos de saúde e sustentabilidade. 54% da Geração Z evita carne ou outros produtos de origem animal versus 34% dos Baby Boomers. “Conhecemos as ‘trends’, as tribos, as influências e os sabores e temos um compromisso com simplificar o dia-a-dia dos consumidores, por isso, estamos a construir a plataforma ‘foodtech’ que lhes vai permitir descobrir, comprar e poupar. Somos pelas pessoas, pelo planeta e pela prosperidade e move-nos o propósito do impacto social positivo através do empoderamento de decisões de consumo mais saudáveis e sustentáveis”, acrescenta Nuno Brilha.
Clevermeals
A startup tem como missão impactar e capacitar escolhas saudáveis na população e conta já com mais de 10 mil utilizadores na plataforma, que reúne criadores, receitas e funcionalidades digitais.
A Clevermeals é uma “foodtech” que nasceu em Portugal, no final de 2020, enquanto venture de impacto certificada, com o objetivo de, através da tecnologia, responder às necessidades das famílias com o desenvolvimento de ferramentas digitais para simplificar um estilo de vida mais saudável e sustentável.
Tecnologicamente, a Clevermeals está a construir uma plataforma que junta alimentação e tecnologia e que usa inteligência artificial para otimizar as escolhas, desde o “brand awareness” até ao carrinho de compras.
“A Clevermeals impacta e empodera o consumidor através da disponibilização de conteúdo curado sobre receitas e dietas, criado por outros criadores de conteúdos na internet, agregando na plataforma as receitas, listas de compras e planos semanais para serem replicados em casa, e para apoiar o consumidor desde a inspiração à compra”, indica em comunicado.