in

70% das famílias espanholas compram na Mercadona pelo menos uma vez por mês

A Mercadona ganhou quota de mercado no último ano e concentra um em cada quatro euros gastos em grande consumo, um crescimento que é explicado pelo seu alto poder de atração pois consegue que sete em 10 lares espanhóis comprem nas suas lojas pelo menos uma vez por mês.

Estes dados são espelhados no estudo sobre o sector de distribuição apresentado pela Kantar Worldpanel, que salienta que a insígnia cresceu 1,2 pontos nos primeiros oito meses de 2017, para 24,1%, quase três vezes mais que o seu concorrente mais imediato, o Carrefour, que aumentou dois décimos e representa 8,7%.

O ritmo constante da abertura de novas lojas, a aposta na marca própria e a publicidade “boca a boca” são a chave do sucesso do modelo Mercadona, de acordo com o diretor de retalho da Kantar Worldpanel, Florencio García, que reconhece que não é habitual noutros países ter um líder tão proeminente, como ocorre em Espanha. Neste sentido, sublinhou o aumento registado no número de lares que vão aos seus estabelecimentos para comprar pelo menos uma vez por mês, que agora é de 70,1%, ou seja, 12,3 milhões de famílias, 12,8 pontos a mais do que em 2010.

Estes “são dados muito poderosos“, afirma Florencio García, que cita o exemplo do País Basco, uma região onde a Mercadona começou a entrar há cerca de dois anos e onde já dois terços dos lares visitaram uma das suas instalações.

Uma das últimas apostas da cadeia foi oferecer marcas exclusivas que não podem ser encontradas em nenhum outro operador de retalho,  em certas referências, o que lhes permitiu “recuperar o halo de inovação e permanecer na moda“.

Portugueses continuam adeptos do snacking

Lidl Eslovénia apresenta loja pop-up para se aproximar dos clientes