in ,

40% dos europeus dizem sim ao veganismo

Lidl Portugal Fresh

À medida que as preocupações ambientais e de saúde aumentam, o TheFork, plataforma de reservas de restaurantes online na Europa, Austrália e América Latina, aproveita a oportunidade do Dia Mundial do Vegan, esta sexta-feira, dia 1, e que se prolonga durante o mês de novembro, para apresentar um estudo sobre a comida e o estilo de vida vegan dos europeus, que está a atrair cada vez mais consumidores.

Sérgio Sequeira, Country Manager TheFork em Portugal, refere que “a culinária vegana tem vindo a ser cada vez mais procurada em Portugal e permite muitas opções interessantes, para descobrir e provar novos produtos. Faz parte do compromisso do TheFork garantir aos utilizadores uma oferta vasta e diversificada e é nesse sentido que já disponibilizamos mais de 100 restaurantes com opções vegan na nossa plataforma”.

Na Europa, Itália tem o maior crescimento em termos de restaurantes vegan ou com opções vegan, com um aumento das reservas em 26 vezes, entre 2016 e 2019. Em Portugal, essas reservas multiplicaram por sete vezes no mesmo período.

É também Itália que abriga os restaurantes mais vegan: 22% dos restaurantes listados pelo TheFork no mercado italiano são marcados como vegan ou oferecem uma opção vegan. A Dinamarca, com 20%, e a Bélgica, com 17%, vêm em segundo e terceiro lugares, respetivamente. Portugal ocupa a sétima posição com 7% de lugares em restaurantes vegan ou que oferecem uma opção vegan.

Se Itália é o país que oferece o veganismo com o maior número de estabelecimentos aprovados, no entanto, para as cidades, Paris é a que disponibiliza mais opções, com 293 restaurantes, à frente de Barcelona (266) e Roma (264).

Em Portugal, as três principais cidades com mais opções vegan são Lisboa (67), Porto (27) e Funchal (9).

Quase 40% dos consumidores europeus demonstram interesse nesta tendência e apenas 15% não sabem o que é veganismo. Uma tendência mais acentuada entre as mulheres, uma vez que 40% se declaram interessadas em comparação com 33% dos homens. Apesar de não admitirem adotar esse estilo de vida, 56% das mulheres e 46% dos homens consideram, no entanto, reduzir o consumo de carne no futuro.

O estudo do TheFork indica ainda que 56% dos consumidores já foram a um restaurante vegan, 74% deseja testar um restaurante desse tipo e 52% espera que todos os restaurantes ofereçam uma opção vegan no menu.

Portugueses podem poupar 15 milhões de euros na próxima Black Friday

Renova apresenta novidades para o Natal