in

40% da vida de um utilizador base de Internet é passado online

Foto Shutterstock

Mesmo com a média atual de 397 minutos por dia, o utilizador base da Internet ainda gasta mais de 40% da sua vida online. Os utilizadores de Internet aumentaram 3,5% desde outubro de 2021, atingindo os 5,07 mil milhões de pessoas, no último trimestre do ano. Mais de 63% da população mundial utiliza a Internet, com 171 milhões de novos utilizadores nos últimos 12 meses. Além disso, passam um total diário de seis horas e 37 minutos a navegar na Internet, menos 20 minutos do que no ano passado.

A Hootsuite, plataforma de gestão de redes sociais, e a We Are Social, apresentaram os resultados do seu Relatório Digital 2022 para o mês de outubro, que recolhe os dados mais recentes sobre as principais tendências digitais e a utilização feita pelos utilizadores de Internet, a nível global.

O relatório analisa as principais razões pelas quais os utilizadores usam a Internet: 58,4% para ser informado, 54,2% para se manter em contacto com a família e amigos, 50,8% para estar atualizado com notícias e eventos e 49,8% para ver vídeos, séries e filmes.

Redes sociais

No que diz respeito as redes sociais, os utilizadores atingiram os 4.740 milhões, no início de outubro, mais 190 milhões do que no ano passado. Este total global aumentou 4,2%, nos últimos 12 meses, o que equivale a 59,3% da população mundial como utilizadora destas plataformas. Além disso, os utilizadores passam duas horas e 28 minutos por dia nas mesmas, mais um minuto do que no ano passado.

47% dos utilizadores diz que utiliza as redes sociais para manter contacto com a família e amigos, 35,4% para preencher o tempo livre, 34,6% para ler novas histórias e 30% para pesquisar conteúdos, como artigos ou vídeos.

O Facebook continua a ser a rede social mais utilizada a nível global, com quase três mil milhões de utilizadores ativos. Segue-se o YouTube e o WhatsApp, com 2.515 milhões e dois mil milhões de utilizadores ativos, respetivamente.

O ranking das redes sociais favoritas dos utilizadores entre os 16 e os 64 anos é liderado pelo WhatsApp, seguido pelo Facebook, Instagram e WeChat

As mulheres entre os 18 e os 24 anos são as que mais usam o Instagram, enquanto os homens entre os 25 e os 34 anos são os que mais usam o Facebook. Os homens compõem 54% dos utilizadores das redes sociais, enquanto as mulheres compõem os restantes 46%.

 

Consumo

39,6% dos utilizadores que consome áudio online fá-lo para ouvir música nos serviços de streaming, enquanto 21,3% para ouvir podcasts.

Love in the villa (Netflix), Thor: Love and Thunder (Disney+), Samaritan (Amazon Prime) e Elvis (HBO) são os filmes mais populares em cada plataforma de streaming. Na categoria de séries incluem Cobra Kai (Netflix), She-Hulk (Disney +), Os anéis de poder (Amazon Prime) e A Casa do Dragão (HBO).

58,2% dos internautas entre os 16 e os 64 anos comprou um produto ou serviço online, contra 14,3% que fez numa loja online em segunda mão.

81,4% dos internautas entre os 16 e os 64 anos diz que joga videojogos. Quase 66% fá-lo através de um smartphone, 38% através de um computador e 25,4% numa consola de jogos.

A base global de utilizadores móveis cresceu 170 milhões desde o ano passado.

Dia Mundial das Massas

Massa enriquecida com fibra aveia com melhor impacto na glicemia

nómadas digitais

20% dos espaços de escritórios europeus pode tornar-se flexível nos próximos 10 anos