As lojas online gerarão quase 25% das vendas totais no sector do retalho, em 2025. Este contexto destaca a importância do e-commerce como plataforma de vendas e de estar atento às tendências, ferramentas e soluções que marcarão este sector, durante o próximo ano, e que a consultora eComm360 resume em quatro principais.
Realidade aumentada
Os especialistas estimam aumentos até 71% nas vendas online, graças à implementação da realidade aumentada.
Esta tecnologia repercute-se numa maior ligação com o consumidor e uma experiência de cliente única e satisfatória, ao mesmo tempo que abre um leque de possibilidades quando se trata de mostrar os produtos aos consumidores antes de estes os comprarem, aproximando-os da experiência que podem ter numa loja física.
Inteligência artificial
A pandemia fortaleceu a tendência da inteligência artificial aplicada ao e-commerce. Um dos usos mais frequentes é a personalização, graças à recolha de dados que permitem que sejam feitas recomendações ao utilizador de acordo com o seu comportamento na loja online.
Da mesma forma, a inteligência melhora o retorno do investimento e permite otimizar os motores de busca e adaptar anúncios publicitários.
Social media shopping
As redes sociais têm um papel de destaque no campo das vendas online. As duas redes de referência neste contexto são o Facebook e o Instagram. Existem dados que confirmam que até 64% dos utilizadores destas redes sociais já tinha comprado, pelo menos, um produto através das mesmas, razão pela qual é fundamental implementar estratégias a este respeito.
Mobile commerce
71,72% do tráfego que os sites de e-commerce recebem provém de dispositivos móveis. Como tal, é essencial prestar especial atenção à experiência de compra que ocorre num dispositivo móvel. Ser ágil, direta e otimizada são algumas das variáveis mais importantes a ter em conta.