in

2023 definido em 24 palavras

Do conflito no Médio Oriente às catástrofes naturais, da religião à política, da tecnologia ao desporto, algumas das palavras pesquisadas pelos utilizadores do Dicionário Priberam definiram o mundo em 2023.

A palavra mais procurada (APOCALÍPTICA) não define o ano de 2023, mas muitas outras das que foram pesquisadas o retratam, nas áreas da política, natureza, sociedade, desporto, religião e tecnologia, entre outras.

De entre as palavras procuradas no Dicionário Priberam, este ano, foi feita uma seleção – 24 verbetes, dois por cada mês – que se encontram no website https://oanoempalavras.pt, fruto de uma colaboração entre a Priberam e a Agência Lusa. Os jornalistas e fotojornalistas da agência ajudaram a documentar e a ilustrar cada uma das palavras com uma fotografia e uma notícia do evento que suscitou a pesquisa.

Ao longo do ano, encontram-se buscas por palavras que referenciam a visita do Papa a Portugal (PEREGRINO), a atividade política (DEMISSIONÁRIO), os conflitos na Europa e no Médio Oriente (MERCENÁRIO, PALESTINIANO) ou catástrofes naturais (DESASTRE, TERRAMOTO).

 

24 palavras

O website https://oanoempalavras.pt é fruto de uma parceria com a Lusa que se renova, este ano, pela sétima vez. Apresenta um total de 24 palavras escolhidas, em termos de relevância, a partir de mais de uma centena que, devido ao elevado número de pesquisas, ganharam destaque nas buscas do Dicionário Priberam ao longo de 2023.

Estruturado por ordem cronológica, o site integra conteúdos dos repórteres fotográficos e dos jornalistas da Lusa, que dão contexto a cada uma das palavras. Em cada uma delas, é possível aceder diretamente ao significado no Dicionário Priberam, bem como ao artigo da agência Lusa sobre o evento que motivou as pesquisas.

“Ler e ver (porque sim, as fotos importam e muito) o ano em palavras é sempre rever o que nos marcou no nosso ano coletivo. Há palavras-chave: abuso (na Igreja) em fevereiro, por exemplo, ou exoneração (abril) do assessor ministerial, mas como esquecer a palavra palestiniano (outubro) e, logo de seguida, demissionário (novembro)? Como num dicionário, todas estas palavras, e muitas outras, hão de resolver-se no próximo ano”, afirma a diretora de Informação da Lusa, Luísa Meireles.

 

Janeiro

EMÉRITO – Morte do papa emérito, Bento XVI.

GOLPISTAS – Golpistas apoiantes de Bolsonaro forçam entrada no edifício do Congresso brasileiro.

 

Fevereiro

ABUSO – Apresentação do relatório da comissão independente sobre os abusos sexuais de crianças na Igreja Católica em Portugal.

OVNI – Na sequência do abate de objetos voadores não identificados (OVNI) por membros da NATO, o secretário-geral,  JensStoltenberg, destaca a defesa do espaço aéreo.

 

Março

COMENDADOR – Morte do empresário e comendador Rui Nabeiro, do Grupo Delta Cafés.

ISMAELITA – Ataque com arma branca no Centro Ismaelita em Lisboa causa duas vítimas mortais.

 

Abril

EXONERADO – Frederico Pinheiro, adjunto exonerado de João Galamba, acusa Ministério das Infraestruturas de querer omitir informação à comissão de inquérito à TAP.

REFORMA – Franceses manifestam-se nas ruas contra a reforma do sistema de pensões que prevê o aumento da idade de reforma.

 

Maio

CATINGA – Paulina Chiziane, escritora moçambicana vencedora do prémio Camões 2021, contesta a definição de “catinga” nalguns dicionários de língua portuguesa.

COROAÇÃO – Cerimónia de coroação dos novos reis de Inglaterra.

 

Junho

INELEGÍVEL – Votos da maioria dos juízes do Tribunal Superior Eleitoral brasileiro tornam o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível nos próximos oito anos.

MERCENÁRIO – Líder do grupo mercenário Wagner, Yevgeny Prigozhin, nega acusação de traição feita pelo presidente russo, Vladimir Putin.

 

Julho

MARIPOSA – O nadador português Diogo Ribeiro é medalha de prata nos 50 metros mariposa nos mundiais de natação, no Japão.

VAGAL – O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tem alta hospitalar após episódio vagal e desmaio.

 

Agosto

PEREGRINO – Centenas de milhares de peregrinos inscritos na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, que conta com a presença do Papa Francisco.

DESASTRE – Fogos florestais na ilha de Maui causam o desastre mais mortífero do Havai.

 

Setembro

MITIGAR – Conselho de Ministros aprova medidas para mitigar o impacto da subida das taxas de juros no crédito à habitação.

TERRAMOTO – Terramoto com magnitude de 6,9 graus atinge Marrocos e também é sentido em Portugal e Espanha.

 

Outubro

PIPI – Luís Montenegro, presidente do PSD, considera “pipi, bem apresentadinho e muito betinho” o Orçamento de Estado para 2024.

PALESTINIANO – Israel bombardeia a Faixa de Gaza em retaliação a ataque surpresa do grupo palestiniano Hamas.

 

Novembro

DEMISSIONÁRIO – O primeiro-ministro, António Costa, fica demissionário após inquérito instaurado pelo Ministério Público.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – OpenAI, que lançou o ChatGPT, uma forma de inteligência artificial generativa, anuncia o regresso do seu cofundador, Sam Altman.

 

Dezembro

COLAPSO – António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, declara que ainda é possível evitar o colapso da Terra.

PRUDÊNCIA – Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, pede prudência nos aumentos salariais.

 

Outras buscas que também se destacaram em 2023

 

Política

REVOGAÇÃO – Lula da Silva anuncia que vai revogar decretos legais assinados por Bolsonaro.

ULTRAJANTE – Reação de Biden à invasão do Congresso em Brasília.

SANCIONAR – União Europeia avalia sancionar países que ajudem Rússia a contornar sanções.

INFLUENCER e LÍTIO – Operação Influencer investiga indícios de corrupção e leva à queda do Governo socialista.

METADADOS – Presidente da República veta decreto sobre metadados.

 

Desporto

EMBALSAMADO – Corpo de Pelé foi embalsamado.

MONO – Os jogadores de futebol Pepe e Vinícius Jr. são alvos de insultos racistas.

BÓNUS Regalias de Neymar no clube Al Hilal, na Arábia Saudita.

PRETORIANA – André Villas-Boas pede investigação a agressões de uma guarda pretoriana a sócios do FC Porto.

 

Catástrofes

SUBMERSÍVEL e IMPLOSÃO – Submarino Titan.

TERRORISMO Ataques terroristas em Bruxelas e em Paris.

GENOCÍDIO – Autoridade Palestiniana acusa Israel de genocídio por ataques a hospitais e ONU apela a cessar-fogo em Gaza face a risco de genocídio.

SOCORRISTAS – Socorristas retiram 41 trabalhadores presos num túnel na Índia.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Farfetch vendida à sul-coreana Coupang

Momentos mais quentes do futebol. Mídia mista

Apostas Money Line: um guia definitivo