2024 foi um ano com resultados recorde de vendas nas lojas dos centros comerciais. Dados de um estudo da REDUNIQ Insights desenvolvido para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), sobre as vendas com meios de pagamento eletrónico, indicam que a faturação aumentou 7% em comparação com 2023, foi superior 14% em relação a 2022 e cresceu 31% face a 2019, ou seja, ao período pré-pandemia.
O número de transações subiu, igualmente, 7% em relação a 2023 e foi superior aos anos anteriores, o que significa que os resultados estão também sustentados num maior número de visitantes e não apenas no valor das compras efetuadas.
Destaques
A maior percentagem de vendas verificou-se no quarto trimestre, com o indicador do gasto médio por cliente a aumentar em todos os meses deste período, face a 2023, o que acontece pela primeira vez.
Dezembro foi o melhor mês de faturação, com cada compra a registar um valor médio de 40,97 euros, enquanto a nível global o valor médio de cada transação foi de 33,80 euros.
O estudo indica também que 23 de dezembro foi o melhor dia do ano, seguido dos dias 21 e 22 do mesmo mês e de 30 e 29 de novembro (período da Black Friday).
Os fins de semana representaram 35% das vendas, ao longo do ano. O domingo foi o segundo melhor dia de toda a semana, alcançando 16% do total da faturação, só superado pelo sábado, que representa 19%.
O período pós-laboral (a partir das 18 horas) também manteve um peso muito relevante, com 38% do total de transações a ocorrer neste período.
Um outro dado a reter deste estudo revela que os turistas representaram 12% do total da faturação.
Sectores
Numa análise aos diversos sectores, a restauração registou um crescimento expressivo de 11% na faturação, em relação a 2023, e de 9% no número de transações, reforçando o aumento da procura que se tem verificado por este serviço nos centros comerciais.
A moda manteve-se como o segmento com maior peso no total da faturação (36%), seguida dos supermercados (23%) e do sector dos eletrodomésticos e tecnologia (11%).