Publicidade
Foto Shutterstock
in

2020: DGS foi a segunda marca mais presente em publicidade outdoor

Em Portugal, 2020 foi o ano que elevou a Direção Geral de Saúde ao estatuto de segundo marca com maior presença em publicidade outdoor, no mercado nacional de media. Só foi ultrapassada pela McDonalds. No top 5 de marcas mais presentes nos outdoors em Portugal ficaram ainda a Coca-Cola, o Continente e a TVI.

Esta é uma das conclusões da 19.ª edição do “Anuário de Media e Publicidade” da Marktest. A edição de 2020 reflete, naturalmente, alguns dos impactos da Covid-19 no mercado nacional de media. Outro exemplo, não só a DGS se viu na contingência de “rivalizar” com uma multinacional de restauração na ocupação de espaço publicitários em outdoors, como o cinema se revelou, sem surpresa, o meio com a maior quebra na captação de publicidade, tendo em conta o largo período em que se viram forçados ao encerramento.

 

Menos investimento

O anuário de 2020 explica também que o ano foi marcado pela quebra de 4,6% dos investimentos publicitários a preços de tabela. Adicionalmente, o sector do comércio manteve-se o maior investidor nos meios TV, rádio, imprensa, outdoor, Internet e cinema: representou, em 2020, 13,9% do investimento a preços de tabela naqueles meios, seguido da indústria da alimentação, que teve um peso de 11%. Ou seja, em conjunto, as marcas destes dois sectores foram responsáveis por 25% do bolo publicitário.

fragrâncias

Mango lança primeira linha de fragrâncias

Finish

Finish lança campanha solidária para apoiar famílias carenciadas