Danone
Foto Shutterstock
in ,

160 postos de trabalho afetados em Portugal e Espanha pelo projeto de transformação da Danone

“Estamos a falar de posições de trabalho e não de trabalhadores”

160 postos de trabalho, entre os mercados de Espanha e Portugal, serão afetados no seguimento do plano Local First da Danone, anunciado em novembro, e que prevê um ajuste de 1.850 empregos.

A multinacional explica que a sua intenção, com o plano Local First, é ganhar agilidade, para se adaptar às tendências de consumo e responder às necessidades do mercado, pelo que dará às sucursais locais maior capacidade de decisão, de modo a que possam melhorar a sua eficiência e recuperar a quota de mercado, face às mudanças trazidas pela pandemia de Covid-19. “A Danone planeia adaptar as suas filiais de Espanha e de Portugal ao novo modelo operacional que a companhia está a delinear para ganhar agilidade para responder às exigências do consumidor e dos clientes, reinvestir as poupanças nas marcas e em inovação, com o objetivo recuperar quota de mercado, volume de vendas e regressar ao crescimento rentável e sustentável”, explica em esclarecimento enviado à Grande Consumo.

 

“Estamos a falar de posições de trabalho e não de trabalhadores”

A empresa confirma, assim, que mudança de modelo operacional implica uma transformação organizacional que afetará aproximadamente 160 postos de trabalho em Espanha e Portugal, mudanças estas que, “fiel à sua transparência e compromisso com o diálogo social”, serão realizadas “de forma transparente, com diálogo e em acordo com os representantes dos trabalhadores e terão lugar nos próximos meses”.

À Grande Consumo, a empresa frisou que o projeto de transformação anunciado já teve início no ano passado, em novembro, e que este é apenas mais um passo já estava previsto. “Trata-se, acima de tudo, de uma mudança do modelo operativo da empresa. “Estamos a falar de posições de trabalho e não de trabalhadores”.

Globalmente, a Danone Company prevê que esta transformação afete cerca de 1.850 funcionários em escritórios centrais e locais.

 

Local First

A primeira decisão da Danone é simplificar o modelo operativo das três filiais Essential Dairy & Plant Based, Waters e Specialized Nutrition, o que deverá conferir uma maior velocidade nas operações. A segunda passa por agilizar a tomada de decisão, o que passará por dotar os países de maior poder e responsabilidade. A terceira e última consiste na criação de uma plataforma de análise de dados, de digitalização de processos e de reforço da inovação, que ajude a empresa a melhorar a sua capacidade de antecipação e de resposta às necessidades dos clientes e consumidores e impulsione os segmentos de elevado crescimento.

Publicidade

Páscoa 2021

Menor confinamento na Páscoa de 2021 do que na de 2020

Apocalipse do retalho

Mais de 150 mil lojas encerradas nos Estados Unidos após o final da pandemia