in

14,8 milhões de litros de bebidas ilícitas apreendidos

Foto Shutterstock

As autoridades aduaneiras e policiais de 19 países, incluindo Portugal, apreenderam quase 14,8 milhões de litros de bebidas alcoólicas, vinho e cerveja falsificados, através de uma ação liderada pelo Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF).

A ação insere-se na operação OPSON da Europol-Interpol, com o objetivo de detetar alimentos e bebidas contrafeitos e de baixo padrão e outros tipos de fraude alimentar. As apreensões foram efetuadas em 19 países: Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Roménia, Espanha e Noruega.

 

Problema de saúde e segurança

Além disso, foram encontradas garrafas, caixas e recipientes contrafeitos vazios, uma máquina utilizada no engarrafamento industrial de vinho espumante, um compressor e um grande número de etiquetas falsas, de acordo com o comunicado do OLAF.

O diretor geral daquele gabinete, Ville Itälä, sublinha que a fraude alimentar é um problema para a saúde e segurança dos consumidores, para as empresas legítimas e para as receitas públicas. “A melhor forma de combater os burlões e os falsificadores é através da cooperação entre o OLAF, a Europol e as autoridades nacionais. Podemos ver os resultados desta abordagem: quase 15 milhões de litros de bebidas ilícitas estão fora das prateleiras”, disse o responsável do OLAF.

WhatsApp

WhatsApp começa a implementar capacidade de compra na aplicação

Lugrade loja online

Lugrade abre loja online