O Xiaomi 13 Ultra, o mais recente resultado da colaboração entre a Xiaomi e a Leica, acaba de ser lançado. Com um sistema de câmara quádrupla com a câmara principal com sensor de uma polegada e abertura variável ao centro, um ecrã ultra WQHD+ com “excelente precisão de cor, juntamente com o desempenho premium do Snapdragon 8 Gen 2, tudo isto conjugado num design clássico”, a Xiaomi oferece aos utilizadores de smartphones “a derradeira experiência de câmara profissional”.
O Xiaomi 13 Ultra está equipado com um sistema de câmara quádrupla com lente ótica Leica que cobre comprimentos focais que variam de 12 milímetros (ultra grande angular), 23 milímetros (grande angular), 75 milímetros (telefoto) até ao novo 120 milímetros (super telefoto), além dos comprimentos extra de 46 milímetros e 240 milímetros através do In-Sensor-Zoom. Adicionando a amplitude total de flexibilidade de comprimento focal, a configuração da câmara profissional do smartphone oferece abertura variável.
Três das câmaras do Xiaomi 13 Ultra “apresentam uma abertura mais ampla que ƒ/2.0, o que traz mais luz e uma profundidade de campo suave, permitindo tempos de obturador mais curtos, capturando momentos naturais e imperdíveis mais rapidamente”. Exibindo um sensor IMX989 ultra grande de uma polegada e uma nova abertura física de dois estágios alternando entre ƒ/1.9 e ƒ/4.0, a câmara principal oferece aos criadores de conteúdo ainda mais liberdade na personalização das exposições com base em diferentes cenários.
Inspirado no método de fotografia de “distância hiperfocal”, comumente utilizado por fotógrafos urbanos, o Xiaomi 13 Ultra também traz um novo modo de disparo rápido, que permite tirar instantâneos sem foco, definindo o ponto de foco manualmente e capturando o momento em apenas 0,8 segundos.
Ecrã WQHD+
Em termos de ecrã, o Xiaomi 13 Ultra apresenta um ecrã WQHD+ de “qualidade profissional de 6,73 polegadas com excelente precisão de cores e brilho máximo de até 2.600 nits”. Este ecrã também é calibrado de acordo com a nova colorimetria CIE 2015, que suporta “uma gestão automática de cores perfeita para garantir uma apresentação precisa e consistente de cores em diferentes ecrãs de dispositivos Xiaomi recentemente lançados”.
Equipado com o mais recente processador topo de gama Snapdragon 8 Gen 2, que adota a tecnologia de processamento de 4nm, o Xiaomi 13 Ultra traz um “desempenho superior e um consumo de energia reduzido“.
O smartphone suporta até 16 gigabytes de RAM LPDDR5x e armazenamento UFS4.0 até um terabyte, bem como FBO (Otimização baseada em ficheiros). O Xiaomi 13 Ultra apresenta ainda uma interface USB 3.2 Gen 1, alcançando uma saída de vídeo DisplayPort de até 4K 60Hz.
Graças à tecnologia de arrefecimento Loop LiquidCool desenvolvida pela Xiaomi, que é o primeiro sistema de arrefecimento toroidal de grau aeroespacial a ser implementado num smartphone, o Xiaomi 13 Ultra alcançou uma “condução unidirecional” da circulação interna através da estrutura de “separação líquido-vapor”. Isto garante uma “condutividade térmica equivalente a mais de três vezes a dos tradicionais VC e uma capacidade de dissipação de calor superior a 10 watts. Com esta tecnologia avançada e poderosa, o Xiaomi 13 Ultra é capaz de suportar a gravação de vídeo estável a 4K 60fps sem quedas de frames devido à temperatura”.
Xiaomi Smart Band 8
No mesmo evento onde foi apresentado o Xiaomi 13 Ultra, a Xiaomi também apresentou mais dois equipamentos do seu ecossistema: a Xiaomi Smart Band 8 e o Xiaomi Pad 6, este último contará com uma versão Pro.
No caso da Xiaomi Smart Band 8, apresenta um ecrã AMOLED completo de alta resolução de 1,62 polegadas e uma nova moldura de textura metálica, oferecendo ainda diferentes braceletes que podem ser trocadas de forma fácil com um único clique.
A Xiaomi Smart Band 8 também oferece uma variedade de acessórios que permitem fixar o dispositivo aos sapatos ou colares. Além de oferecer um carregamento rápido, o dispositivo também tem uma vida útil da bateria melhorada. Com um novo sensor de luz, a Xiaomi Smart Band 8 ajusta-se automaticamente de acordo com a intensidade da luz ambiente.
Xiaomi Pad 6
Com corpos totalmente em metal, o Xiaomi Pad 6 e o Xiaomi Pad 6 Pro apresentam um ecrã de 11 polegadas atualizado com resolução 2,8K e são alimentados pelo processador Snapdragon 8+. Equipados com uma bateria “excecionalmente grande de 8.600mAh e carregamento rápido de 67 watts”, juntamente com novos recursos de software que melhoram a experiência geral do utilizador, o Xiaomi Pad 6 é um dispositivo perfeito para uso profissional, especialmente para reuniões online.
Num dia repleto de novidades, foram ainda lançados o Xiaomi TV Master Mini LED de 86 polegadas e a lâmpada de secretária Mijia PIPI.