in

Worten supera pela 1.ª vez vendas de 1.000 milhões de euros

Novo recorde de vendas para várias unidades do Grupo Sonae, com a Worten a destacar-se por ultrapassar, pela primeira vez, a fasquia dos mil milhões de euros. Assim se resume o exercício de 2017 do grupo retalhista português, de acordo com os resultados preliminares publicados esta quarta-feira, dia 24 de janeiro.

A unidade de retalho de eletrónica alcançou vendas de 1.003 milhões de euros, num crescimento de 10,2% face a 2016. Este desempenho foi sustentado pela variação das vendas do universo comparável de lojas em 7,7% e pelo aumento “significativo” da operação online, que em Portugal cresceu mais de 50% e em Espanha 65%. “O ano de 2017 é um marco histórico para a Worten, pois entra num grupo restrito de retalhista de eletrónica que, a nível mundial, conseguem vendas anuais superiores a mil milhões de euros. Este desempenho só foi possível graças ao reconhecimento dos clientes pela nossa proposta de valor, que conjuga os melhores produtos aos melhores preços, com uma experiência de compra única. Hoje, com a nossa estratégia omnicanal, servimos os clientes tanto nas lojas físicas como no online, para além de prestarmos um serviço pós-venda altamente valorizado no mercado. Este marco encoraja-nos a continuar focados na missão de sermos o retalhista de eletrónica de referência para os consumidores”, afirma Miguel Mota Freitas, CEO da Worten.

O quarto trimestre foi particularmente positivo para a insígnia, com as vendas totais a crescerem 13,4% em comparação com o período homólogo do ano anterior, para os 313 milhões de euros. Numa base comparável, as vendas aumentaram 10,2%. A empresa destaca o crescimento “substancial” durante o período da Black Friday, tanto em Espanha como em Portugal.

Globalmente, a Sonae alcançou vendas na ordem dos 5.554 milhões de euros, num crescimento de 6,9% face ao ano anterior. Para além da Worten, também a Sonae MC e a Sonae Sports & Fashion obtiveram um recorde de vendas, num ano em que as operações de e-commerce do negócio de retalho faturaram mais de 100 milhões de euros. Em termos trimestrais, as vendas da Sonae registaram um aumento de 7,3% face a 2016, parra os 1.556 milhões de euros.

Na área do retalho alimentar, 2017 foi, segundo Luís Moutinho, CEO da Sonae MC, um ano de reforço da liderança, num ambiente de mercado “bastante exigente”. “Em linha com as nossas expectativas, as vendas cresceram 5,4% quando comparadas com 2016, suportadas quer por um crescimento de vendas no universo comparável de lojas de 1,2%, quer pela contínua expansão das nossas lojas de proximidade, os Continente Bom Dia. O crescimento das vendas no universo comparável de lojas demonstra os resultados de uma proposta de valor mais forte, nomeadamente no que se refere à melhoria efetiva da qualidade dos perecíveis e, consequentemente, à melhoria da respetiva perceção de qualidade, bem como à perceção de preço, recentemente confirmada pelo último estudo da DECO, no qual a Sonae MC foi, mais uma vez, reconhecida como líder em preço no mercado português”. As vendas da Sonae MC ascenderam a 3.884 milhões de euros no conjunto do ano. Relativamente ao quarto trimestre, o aumento foi de 6,8%, para os 1.070 milhões de euros. É de realçar o crescimento das vendas numa base comparável na ordem dos 3,2%, “particularmente positivo considerando a variação comparável de 2,1% registada no quarto trimestre de 2016”.

Já as vendas da unidade Sonae Sports & Fashion atingiram os 589 milhões de euros em 2017, mais 11,7% quando comparado com o ano anterior. Esta evolução beneficiou da consolidação da Salsa no primeiro semestre, assim como do contributo das restantes marcas. Considerando o universo comparável de lojas, todas as marcas de moda evoluíram positivamente em 2017, apesar das condições meteorológicas desfavoráveis, que conduziram a um arranque tardio da estação fria e impactaram negativamente o desempenho do mês de outubro.

Procter & Gamble

Lucro da Procter & Gamble cai cerca de 50%

Vitacress lança salada com salicórnia da Ria Formosa