Arcelik Whirlpool
Fatih Kemal Ebiçlioğlu, Consumer Durables Group President da Koç Holding, Marc Bitzer, CEO da Whirlpool Corporation, e Hakan Bulgurlu, CEO da Arçelik
in

Whirlpool vende negócio na região EMEA à Arçelik

A Whirlpool assinou um acordo para vender o seu negócio de grandes eletrodomésticos na região EMEA ao grupo turco Arçelik, proprietário da Beko. A operação envolve a criação de uma nova empresa, na qual a Whirlpool irá manter 25% do capital, sendo os restantes 75% propriedade da Arçelik.

A Whirlpool Corporation completa, assim, o processo de revisão estratégica dos seus negócios na Europa, Médio Oriente e África (EMEA). “O anúncio de hoje marca mais um marco crucial e de relevância na transformação do nosso portfólio atual”, disse Marc Bitzer, presidente e diretor executivo da Whirlpool Corporation. “Esta transação vai permitir que participemos, de forma significativa, na criação de valor a partir do reposicionamento de negócios e sinergias de custos, através da nossa participação minoritária”.

 

Nova entidade

Espera-se que a nova entidade tenha vendas combinadas de mais de seis mil milhões de euros e gere sinergias de custos superiores a 200 milhões de euros. “Esta é uma oportunidade única para duas empresas excecionais se juntarem, com foco nas sinergias, na inovação combinada, no retalho e na sustentabilidade, e é consistente com a nossa estratégia declarada. Com o acordo de hoje, estamos a criar uma base sólida para impulsionar a criação de valor para os colaboradores, acionistas e consumidores europeus, expandindo a presença da Arçelik com novas oportunidades de crescimento numa região importante”, sublinhou Hakan Bulgurlu, CEO da Arçelik.

Nos termos do acordo, a Whirlpool contribuirá para a entidade recém-formada com o seu negócio de eletrodomésticos na Europa e a Arçelik com os seus principais negócios de eletrodomésticos, eletrónica de consumo, ar condicionado e pequenos domésticos. Além disso, foi acordado um princípio de venda à Arçelik do negócio da multinacional norte-americana no Médio Oriente e em África.

“Como maior conglomerado industrial da Turquia, continuamos a fortalecer o nosso impacto com histórias de sucesso globais, que vão do Reino Unido à Índia, da África do Sul aos Estados Unidos da América. Hoje, as empresas do Grupo Koç exportam para mais de 150 países. A Arçelik, como ‘player’ respeitado na sua indústria, está a levar a sua visão e ambições muito mais longe com este novo negócio independente. A oportunidade para este negócio entregar valor aos consumidores europeus, com produtos líderes de mercado através de marcas fidedignas e um compromisso com a sustentabilidade no lar, é significativa”, reforçou Levent Çakıroğlu, CEO da Koç Holding, matriz da Arçelik.

 

Transação

A Whirlpool já tinha vendido separadamente à Arçelik o seu negócio na Rússia, em agosto de 2022, que não fará parte da nova empresa combinada.

A transação deverá estar concluída no segundo semestre e está sujeita a requisitos adicionais, incluindo a obtenção de aprovações regulamentares e outras condições habituais de encerramento.

O acordo inclui as 38 filiais europeias da Whirlpool e nove unidades de produção localizadas em Itália, na Polónia, na Eslováquia e no Reino Unido, bem como as duas fábricas da Arçelik na Roménia e as suas 25 filiais europeias. Coletivamente, resultará numa capacidade de produção anual de cerca de 24 milhões de eletrodomésticos.

A nova empresa irá fabricar, comercializar e prestar serviços pós-venda para eletrodomésticos, oferecendo uma grande variedade de opções através de uma gama de marcas onde se incluem a Grundig, a Artic, a Elektrabregenz, a Flavel e a Leisure (Arçelik), juntamente com as marcas Indesit, Hotpoint, Ignis, Privileg e Bauknecht (Whirlpool). A empresa combinada terá direitos regionais das marcas Beko, Blomberg e Altus (Arçelik) e da marca Whirlpool por um período de 40 anos. Continuará a fazer parte da propriedade e portfólio da Whirlpool, na região EMEA, o negócio de pequenos eletrodomésticos KitchenAid.

Até ao fecho da transação, o negócio europeu da Whirlpool será incluído nos resultados da empresa. Adicionalmente, a Whirlpool não terá nenhuma obrigação de providenciar financiamento à nova empresa assim que se encerre a transação.

Índia

Crescimento na Índia abrandará em 2023

Casa Mia

Casa Mia já abriu portas no centro comercial Colombo