in

Western Digital compra a SanDisk por 19 mil milhões de dólares

A Western Digital comprou a SanDisk por 19 mil milhões de dólares, um negócio que lhe irá permitir aumentar a capacidade no mercado das memórias para smartphones e tablets.

De acordo com agência Reuters, o valor da transação depende da conclusão de um investimento na empresa por parte da Unisplendour Corp, uma unidade da empresa estatal chinesa Tsinghua Holdings. Em setembro, a empresa chinesa disse que iria comprar 15% da Western Digital por 3,78 mil milhões de dólares, negócio que, diz a agência noticiosa, deverá enfrentar investigação por parte das autoridades reguladoras devido a preocupações relacionadas com segurança nacional.

A aquisição da SanDisk é o último de uma série de negócios na área dos semicondutores no mercado norte-americano, que tem sido fortemente atingido pelo forte influxo de produtos chineses mais baratos, que baixaram os preços dos chips de memória. De acordo com a Gartner, as vendas mundiais de semicondutores deverão cair, pela primeira vez em três anos, devido à saturação do mercado para smartphones.

A aquisição da SanDisk irá permitir à Western Digital aceder à tecnologia NAND da primeira, de modo a concorrer melhor no mercado das drives “solid-state”, usadas em centros de dados, smartphones, portáteis e no “cloud computing”. O negócio não enfrenta a oposição da Toshiba, parceira da SanDisk numa joint-venture de propriedade intelectual.

Publicidade

Grupo Metro encerra ano fiscal com balanço positivo

Auchan procede a vasta reforma da sua gestão