O Walmart decidiu, recentemente, reduzir os seus rigorosos requisitos de aprovação para vendedores externos. Antes, para aderir, os vendedores interessados precisavam da aprovação prévia do Walmart.
O botão para iniciar este pedido chamava-se “Pedido de venda”. Na semana passada, o Walmart substituiu-o por um botão “Juntar-se ao Marketplace”, tornando-o mais acolhedor e simplificando o formulário de registo.
Agora, os vendedores terceiros poderão agora entrar em direto no marketplace após preencherem apenas os seus nomes comerciais e detalhes de contacto. Depois disso, podem solicitar verificação comercial, detalhes de pagamento e informações de envio. A empresa deixou para trás questões sobre receitas, tamanho do catálogo, outros mercados, entre outros.
1.000 novos vendedores por dia
De acordo com o relatório Marketplace Pulse, quase mil novos vendedores aderiram ao mercado do Walmart todos os dias desta semana. São cerca de quatro vezes mais do que antes e quase tanto como o marketplace da Amazon nos EUA.
O Walmart costumava ser rigoroso com o marketplace, mas nos últimos 12 meses tem mudado o seu modelo. Primeiro, abriu as suas portas a vendedores internacionais – até agora, para ser aceite como vendedor, a direção da empresa tinha de estar sediada nos EUA. Desde então, a maioria tem sido da China.
Em segundo lugar, a aposta para que os vendedores utilizem os Walmart Fulfillment Services (WFS) para o seu inventário. E finalmente, a publicidade com os produtos patrocinados nos resultados de pesquisa tornou-se essencial.
No passado, o Walmart parecia operar o marketplace como um retalhista tradicional, tentando controlar o número de vendedores que forneciam sortido no mesmo nicho. Mas já não parece ser o caso, deixando aos vendedores concorrentes a oportunidade de mostrar os melhores produtos.