in

Volume de vendas no retalho cai 1,1% na área do euro e 0,5% na União Europeia

O volume de vendas no retalho caiu 1,1% em outubro na área do euro e 0,5% no conjunto da União Europeia em relação ao mês anterior, informou o Eurostat. Em setembro, o comércio retalhista aumentou 0,8% e 0,2%, respetivamente.

Em termos homólogos, o índice de vendas no retalho cresceu 0,4% em outubro nos países da moeda única e 0,9% nos 28 em relação ao mesmo mês de 2016.

A queda de 1,1% no volume das vendas no retalho na área do euro deveu-se a uma descidas na mesma proporção nas vendas do sector não alimentar, 0,1% nas vendas de combustíveis e 1,3% nas vendas de alimentos, bebidas e tabaco.

Na União Europeia, a queda de 0,5% no volume das vendas no retalho foi impulsionada pela contração nas vendas do sector não alimentar em 0,8%, de alimentos, bebidas e tabaco em 0,9%, enquanto as vendas de combustíveis permaneceram estáveis.

Entre os países para os quais os dados estão disponíveis, as maiores reduções nas vendas no retalho em outubro, em relação ao mês anterior, foram registadas no Luxemburgo (-5,3%), Portugal (-2,3%) e na Áustria (-1,9%), enquanto os principais aumentos ocorreram na Roménia (1%), no Reino Unido (0,9%) e na Polónia e na Eslováquia (0,6%).

Publicidade

União Europeia combate o dumping

Continente com campanha exclusiva Star Wars