in

Vitacress apoia criação de e-book sobre ervas aromáticas e salicórnia

Depois de, em maio, ter estado presente no congresso da Associação Portuguesa de Nutrição (APN), a Vitacress associou-se a esta entidade para, em conjunto, desenvolverem um e-book sobre as ervas aromáticas e a salicórnia.

O objetivo da iniciativa é partilhar e divulgar materiais credíveis a todos os profissionais de saúde, bem como à população em geral, contrariando a informação, muitas vezes errada, que circula na internet. “Aromatizar Saberes: Ervas Aromáticas e Salicórnia” está disponível para download gratuito no website da APN.

Ao longo da publicação, é possível encontrar informações úteis, como os benefícios do consumo destes alimentos, quais as substâncias funcionais que os compõem, informações nutricionais, bem como conselhos úteis de compra, armazenamento e consumo. São, ainda, desvendadas curiosidades sobre cada tipo de erva aromática e sobre a salicórnia e apresentadas receitas para cada momento do dia. A informação sobre a salicórnia foi desenvolvida com o contributo de Miguel Salazar, um dos profissionais mais experientes da área em Portugal e parceiro da Vitacress.

Nos últimos anos, tem-se verificado que, em Portugal, existe um consumo de sal culinário 40% acima da média, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Tal comportamento está intrinsecamente ligado ao aumento da pressão arterial da população e, consequentemente, ao aumento do risco de doenças cardiovasculares. As plantas aromáticas e a salicórnia surgem assim como duas opções para a redução do consumo de sal culinário.

A salicórnia é um vegetal suculento e naturalmente salgado que apresenta uma menor quantidade de sódio e, por isso, existem benefícios no seu consumo, sendo composta por bioativos, ácidos gordos, fibra e minerais essenciais para o ser humano, ao contrário do sal.

A Vitacress tem vindo a posicionar-se como especialista na área das ervas aromáticas e apostado no lançamento de outras soluções que contribuem para a redução do consumo de sal culinário. Disso é exemplo a Salada Formosa, que é constituída por salicórnia e uma combinação de folhas baby, sendo apoiada pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

UACS apresenta a Noite Branca de Lisboa

Vinho e espirituosas lideram o aumento do consumo global de álcool