A Visa anunciou recentemente a aposta em projetos de IA generativa e, através de um investimento de 100 milhões de dólares, pretende apoiar a próxima geração de empresas, que tenham como objetivo impactar o futuro do comércio e dos pagamentos, no desenvolvimento de tecnologias e aplicações de IA generativa.
A Visa considera esta iniciativa uma continuação da liderança da empresa no uso de inteligência artificial para impulsionar a inovação em pagamentos, criar valor para parceiros e clientes e permitir e capacitar o comércio global. A IA generativa é um subconjunto emergente da inteligência artificial que tem como base os modelos de linguagem de grande dimensão (LLM) para desenvolver uma inteligência artificial geral, capaz de gerar texto, imagens ou outros conteúdos a partir de grandes conjuntos de dados existentes, quando são dadas instruções.
“Embora grande parte da IA generativa se tenha centrado, até à data, em tarefas e na criação de conteúdos, esta tecnologia irá em breve não só transformar a forma como vivemos e trabalhamos, mas também alterar significativamente o comércio, de formas que ainda precisamos de compreender“, afirma Jack Forestell, diretor de Produtos e Estratégia da Visa Inc.
Esta iniciativa será liderada pela Visa Ventures, o braço de investimento empresarial global da Visa. A Visa Ventures tem vindo a investir e a estabelecer parcerias com empresas que impulsionam a inovação nos pagamentos e no comércio desde 2007.
“Com o potencial da IA generativa para ser uma das tecnologias mais transformadoras do nosso tempo, estamos entusiasmados por expandir o nosso foco e investir nalgumas das startups mais inovadoras e disruptivas apoiadas por capital de risco, desenvolvendo a IA generativa, o comércio e o sector dos pagamentos“, indica David Rolf, diretor da Visa Ventures, Visa Inc.
Siga-nos no: