De 29 a 31 de maio, 33 produtores portugueses vão apresentar os seus vinhos na Vinexpo Hong Kong, uma das mais importantes feiras do sector do vinho no mercado asiático.
Incrementar negócios, promover a qualidade e reforçar a notoriedade junto do mercado chinês são os objetivos da representação nacional liderada pela ViniPortugal.
O mercado da China é uma das apostas da estratégia promocional da ViniPortugal para o ano de 2018. Em 2017, a China representou 3,3% em volume e 2,8% em valor das exportações nacionais, constituindo o 12.º maior mercado de destino dos vinhos portugueses. Face às alterações das tendências de consumo de vinho neste país asiático, tem-se assistido a uma maior procura dos vinhos portugueses, situação que oferece perspetivas de crescimento animadora para os vinhos portugueses em volume, valor, preço médio e consumo per capita.
A participação na Vinexpo Hong Kong é o culminar de uma ação promocional desenvolvida no mercado chinês ao longo de uma semana e meia. Antes de Hong Kong, os vinhos portugueses mostraram-se em Pequim, a 23 de maio, numa iniciativa que contou com vinhos de 32 agentes económicos nacionais e incluiu um seminário antes da realização da prova e um jantar de networking com importadores e distribuidores.
Mais tarde, a 26 de maio, decorreu o “Perfect Portuguese Pairings – Macau”, uma experiência eno-gastronómica que colocou 22 produtores portugueses em contacto direto com 100 profissionais do sector e com 150 consumidores. O evento foi dedicado à harmonização de comida macaense com vinhos portugueses, com a apresentação de diferentes propostas por parte de sommeliers e chefs, que explicaram cada uma das combinações.