in

Vinhos do Alentejo crescem 5% em volume e 3% em valor nas vendas internacionais

Vinhos do Alentejo

No primeiro trimestre, os Vinhos do Alentejo mantiveram a trajetória de crescimento já registada no último ano, a exportação da aumentar 4,7% em volume, atingindo os 5,7 milhões de litros vendidos, e 2,8% em valor, chegando aos 19,7 milhões euros. Já em 2022, atingiram um valor recorde nas exportações e se aproximou dos 80 milhões de euros nas vendas internacionais.

De janeiro a março, destaca-se o crescimento registado nos Estados Unidos (50% em valor e 65% em litros), Angola (74% em valor e 170% em litros), nos Países Baixos (79% em valor e 94% em litros), na Suécia (128% em valor e 151% em litros) e na Letónia (137% em valor e 141% em litros).

Por seu turno, o Brasil, a Suíça, a Polónia, o Canadá e o Luxemburgo – cinco importantes mercados de exportação dos Vinhos do Alentejo – registaram uma ligeira diminuição nas compras à região, face ao primeiro trimestre de 2022, período em que as vendas para cada um destes mercados teve aumento de dois dígitos.

Estamos em constante acompanhamento e monitorização daqueles que são os comportamentos dos diferentes mercados que compõem o tecido comprador dos nossos vinhos e, por isso, vamos continuar a trabalhar a nossa promoção internacional para que os estrangeiros possam reconhecer o valor e a excelência da região alentejana. Os dados até março são um bom sinal para os Vinhos do Alentejo”, salienta Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

 

Diminuição do preço médio

Apesar de ter aumentado, o menor crescimento registado no valor seguiu a tendência do mercado vitivinícola nacional e levou à diminuição do preço médio por litro, que baixou 1,8%, posicionando-se em 3,46 euros por litro, com o DOC a diminuir 8,6%, para 4,93 euros por litro, e o Regional a aumentar 3,7%, para 3,08 euros por litro.

Recorde-se que, em 2022, o aumento da notoriedade internacional dos Vinhos do Alentejo se traduziu em exportações recorde, com as vendas a aumentarem 13% em valor, alcançando um total de mais de 78,9 milhões de euros, e 11% em volume, ao registarem 22 milhões de litros vendidos. Salienta-se ainda que, nos últimos nove trimestres, a região registou aumentos sucessivos da exportação, com menos oscilações quando comparado com anos anteriores.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Little Caesars Pizza

Little Caesars Pizza chega a Lisboa com abertura de duas novas lojas

Otovo

Modelo de subscrição de energia solar em Portugal está 21% acima da média europeia