in

Vinhos da Península de Setúbal premiados em concursos nacionais e internacionais

Vinhos da Península de Setúbal

Os vinhos da Península de Setúbal viram dois dos seus vinhos premiados, com destaque, em concursos internacionais e nacionais.

Além-fronteiras, a José Maria da Fonseca, produtora que celebra este ano o seu 190º aniversário, foi distinguida na conceituada revista americana Wine Spectator, com um dos seus vinhos no Top 100, e a nível nacional, foi a Adega de Palmela a detentora do galardão no Concurso Nacional Casta Castelão.

Conhecida e reconhecida pelo seu legado histórico e caráter inovador, a José Maria da Fonseca foi destacada no TOP 100 Wines of 2024 da conceituada revista norte-americana Wine Spectator, onde o seu vinho Anticiclone obteve uma avaliação de 90 pontos. A pontuação atribuída pela Wine Spectator à produtora de Setúbal, localizada em Azeitão, expressa a qualidade dos seus vinhos com quase dois séculos e reflete o seu reconhecimento no mercado norte-americano. O Anticiclone é um exemplo da vasta gama de vinhos da José Maria da Fonseca que já conquistaram o mundo, representando o que de melhor se faz na região de Setúbal e em Portugal.

Os 100 melhores vinhos foram escolhidos entre mais de 10 500 referências, avaliadas em provas cegas pelos editores da Wine Spectator. As seleções são baseadas em quatro critérios: qualidade, preço de venda, disponibilidade (quantidade de caixas produzidas ou importadas para os EUA) e o chamado “fator X” — história do vinho.

Produzido pela Adega de Palmela, o vinho Vale de Touros Vinhas Velhas Reserva Tinto 2019, foi distinguido como o Melhor Vinho Castelão no Concurso Nacional Casta Castelão. Este evento, de carácter único, reuniu 31 amostras das principais regiões vinícolas de Portugal, como Península de Setúbal, Alentejo, Lisboa e Tejo, que resultaram nas distinções “Melhor Castelão” e nas seguintes Medalhas de Ouro e Prata. Além do título de Melhor Vinho Castelão, este tinto também foi reconhecido com uma Medalha de Ouro, reforçando o prestígio da adega no panorama nacional.

Este concurso foi destinado a produtores de vinho com casta 100% Castelão, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Palmela, Associação de Escanções de Portugal e a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, com o apoio da Comissão Vitivinícola da Península de Setúbal.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Maioria dos maiores vendedores online na Europa não são europeus

Continente Bom Dia Algés

Algés recebe a segunda loja Continente