Oiça este artigo aqui:
A Verlingue Portugal acaba de celebrar um protocolo de colaboração com a Unimark e a rede Aqui é Fresco, com o objetivo de reforçar o apoio ao sector da distribuição e o retalho alimentar de proximidade em Portugal.
A parceria permitirá oferecer soluções personalizadas, apoio contínuo e vantagens competitivas a todos os associados e retalhistas integrados nas duas estruturas, com foco especial nas micro PME e no tecido empresarial do centro e norte do país.
No âmbito deste acordo, a Verlingue disponibiliza uma equipa dedicada, bem como gestores exclusivos para cada empresa, a operar a partir do seu escritório no Porto. A abordagem aposta na proximidade e na criação de valor através de proteção de risco corporativo, inovação tecnológica e compromisso com o impacto positivo. “Pretendemos gerar valor ao negócio de todos os associados, contribuir para a sua eficiência e segurança, ajudando-os a enfrentar os desafios do mercado com confiança”, afirma Luiza Fragoso Teodoro, CEO da Verlingue Portugal.
Valores partilhados
A Unimark, com mais de 20 anos de atividade, é uma das principais cooperativas de grossistas e retalhistas do país. Com 19 empresas associadas, gere 40 cash & carries e apoia mais de 1.500 estabelecimentos de retalho. A sua marca própria UP integra atualmente mais de 600 referências.
Já a rede Aqui é Fresco representa um universo de cerca de 637 lojas de proximidade, incluindo supermercados e minimercados independentes, presentes em 17 dos 18 distritos de Portugal Continental. O seu lema — “Perto e de Confiança” — traduz um modelo de cooperação assente em relações sólidas entre sociedade, grossistas e retalhistas.
Para Carla Esteves, diretora executiva da Unimark, esta parceria “é o reflexo dos valores que partilhamos com a Verlingue: inovação constante, compromisso com a excelência e uma visão de futuro focada não apenas no sucesso, mas também na responsabilidade social e na sustentabilidade”.
Apoio ao crescimento sustentável das PME
A Verlingue destaca o impacto direto que esta parceria poderá ter nas comunidades locais, ao contribuir para a resiliência e profissionalização das micro PME que integram a rede, potenciando a sua competitividade e sustentabilidade.
“Este protocolo é uma oportunidade para reforçarmos o nosso apoio tanto à economia nacional quanto às micro PME locais, que são essenciais para o crescimento sustentável do país e que tão bem conhecemos”, acrescenta Miguel Salema Garção, chief of new business officer da Verlingue Portugal.
Esta parceria está alinhada com o plano estratégico internacional da Verlingue, “Better Future 28”, que visa duplicar o volume de negócios do grupo até 2028, atingindo os 800 milhões de euros. O plano assenta em quatro eixos: crescimento orgânico e externo, desenvolvimento do capital humano, inovação tecnológica e impacto positivo.