A Pernod Ricard relatou um desempenho “excecional” para o ano fiscal de 2023, marcado por um crescimento orgânico das vendas de 10%.
Com as vendas líquidas a atingirem 12.137 milhões de euros, reflete um aumento significativo nas vendas reportadas de 13%, com um impacto favorável da taxa de câmbio, em grande parte devido à valorização do dólar americano em relação ao euro.
Este crescimento foi amplamente distribuído por todas as regiões. O mercado das Américas cresceu 2%, com um crescimento dinâmico na América Latina, liderado pelo México, e um crescimento de um dígito na América do Norte, com vendas líquidas estáveis nos Estados Unidos da América. Prevê-se que as vendas diminuam no primeiro trimestre neste país, devido a uma base de comparação elevada, mas com uma perspetiva positiva para o ano inteiro.
Na Ásia e no resto do mundo, o crescimento foi de 17%, com um considerável desempenho na Índia, graças a uma recuperação no canal de retalho de viagem, na China e na Turquia. Além disso, registou-se um desempenho sólido no Japão, na Coreia do Sul e uma recuperação dinâmica no sudeste asiático.
No entanto, um ambiente macroeconómico difícil na China levou a um declínio nas vendas líquidas no primeiro trimestre do ano fiscal de 2024, embora se espere que a elevada base de comparação diminua a partir do segundo trimestre.
A Europa registou um aumento de 8%, com uma forte resiliência e crescimento de preços liderados por Espanha e Alemanha e uma recuperação no canal de retalho de viagens.
Categorias de bebidas espirituosas
Todas as categorias de bebidas espirituosas registaram um crescimento sólido. As marcas estratégicas internacionais registaram um crescimento de 11%, com uma dinâmica sólida liderada pelo whisky escocês, Martell, Jameson e Absolut.
As marcas estratégicas locais registaram um aumento de 10%, com um crescimento muito dinâmico, nomeadamente graças aos whiskies indianos Seagram’s e Olmeca. As marcas especiais registaram um aumento de 8%, com um desenvolvimento liderado por Lillet, Aberlour, Malfy e a gama Spot, e os vinhos cresceram 2%, com um desempenho global moderado, devido sobretudo a Jacob’s Creek e Campo Viejo, no Reino Unido e na América do Norte.
O crescimento dos preços e do mix foi de uns sólidos 9%, principalmente devido às ações de fixação de preços (mais 8%). Os volumes cresceram 1%. No quarto trimestre, as vendas líquidas foram de 2,63 mil milhões de euros, um aumento orgânico de 19%.
Perspetivas
Com base no seu desempenho no ano fiscal 2023, a Pernod Ricard reafirma o seu quadro financeiro de médio prazo para o período do ano fiscal de 2023 ao ano fiscal de 2025, visando um crescimento das vendas líquidas de 4% a 7% e uma margem operacional de 50 a 60 pontos base superior.