Nestlé Portugal
in ,

Vendas da Nestlé em Portugal atingem os 565 milhões de euros

As vendas da Nestlé em Portugal atingiram os 565 milhões de euros, com um crescimento orgânico de 4,2%, mais 80 milhões de euros nos últimos três anos.

A empresa destaca que o crescimento em valor, em 2020, foi acima do mercado, atingindo 35% de quota nas categorias onde opera. “Os excelentes resultados que obtivemos em 2020 são consequência direta da confiança que a Nestlé tem vindo a ganhar e a confirmar, nos últimos anos, junto da sociedade portuguesa. Temos vindo a trabalhar de uma forma consistente com os nossos propósitos para maximizar continuamente a confiança que merecemos de todos os nossos ‘stakeholders’. Em 2020, um ano difícil e desafiante, com características trágicas e uma dinâmica única, veio confirmar a relevância do papel que a Nestlé desempenha em Portugal, enquanto companhia líder em alimentação e bebidas”, pode ler-se no comunicado.

 

Inovação

Os investimentos de 71 milhões de euros reforçaram a inovação e as operações. A transformação do portfólio de inovação cresceu 58,5% em valor, representando 65 milhões do total das vendas e um peso de 12% no total do negócio. “Em virtude da súbita e grave crise que impactou o canal Horeca, devido à pandemia, alavancámos a nossa inovação e apoiámos as nossas marcas com o objetivo de potenciar as oportunidades de consumo em casa. Este caminho foi extremamente reconhecido, na medida em que ajudou o consumidor a manter os seus hábitos de consumo em contexto de confinamento. Também aqui gerámos confiança no consumidor, ajudando-o com as nossas marcas e com as soluções por estas oferecidas. Exemplo disso são as inovações introduzidas com Starbucks para consumo em casa, assim como a inovação em duas das principais marcas portuguesas chave em café torrado: Buondi e Sical, oferecendo uma gama completa de cafés em cápsula para os nossos sistemas Nespresso e Nescafé Dolce Gusto”, detalha.

Este apoio à transferência do consumo para dentro de casa foi também dado pela marca Garden Gourmet, que foi lançada em 2019, e que apresenta soluções à base de plantas e pelas fórmulas infantis NAN com HMO, os oligossacáridos do leite humano que têm uma estrutura única e que são essenciais para o reforço do sistema imunitário dos bebés.

 

Exportações

Com todos os investimentos realizados em Portugal a Nestlé tem vindo a atrair mais projetos para as suas fábricas, produzindo para o mercado interno, mas também exportando os produtos nos quais a Nestlé Portugal é especialista, designadamente, os cereais e os cafés. “Globalmente, aumentámos as produções nas nossas duas fábricas portuguesas em mais de 12% nos últimos três anos. Em 2020 contribuímos para o nosso tecido económico nacional com uma exportação total de 95,8 milhões de euros”. Este valor representa um aumento de 7% face a 2019.

 

Compras locais

Em Portugal, a Nestlé trabalha com agricultores do Alentejo para produzir cereais com características específicas para a produção, entre outras, da gama Cerelac. Esta ligação com os agricultores permite garantir a qualidade do produto final e promove práticas agrícolas mais ecológicas, desde a sementeira à colheita. A este nível, o principal objetivo do grupo é obter 50% das suas principais matérias-primas através de práticas agrícolas mais sustentáveis até 2030.

Em 2020, a Nestlé comprou em Portugal 60% das suas necessidades com um investimento total de 124 milhões de euros. “Com esta política de compra local, conseguimos, no espaço de uma década, reduzir em 53% as nossas emissões de CO2 no transporte por tonelada de produto”, especifica.

Para a Nestlé Portugal atingir a neutralidade carbónica, significa também tornar as suas embalagens mais sustentáveis, aumentando a utilização de materiais reciclados, desenvolvendo embalagens prontas a ser recicladas ou reutilizadas e diminuindo, em um terço, e até 2025, a utilização de plástico virgem. Este projeto conta já com um investimento de dois mil milhões de francos suíços anunciado pelo grupo em janeiro de 2020, para acelerar a disponibilidade de no mercado de plástico reciclado de qualidade alimentar. Em Portugal, mais de 90% das embalagens estão já prontas a ser recicladas ou reutilizadas.

Creme Blue Light - Pingo Doce

Creme facial Pingo Doce ganha prémio internacional

Esporão

Esporão volta a estar entre as marcas de vinho mais admiradas no mundo