in

Vendas da Diageo crescem catalisadas pelas bebidas premium

A Diageo reportou um aumento de 16% nas vendas do seu primeiro semestre, beneficiando do facto de mais consumidores terem comprado bebidas espirituosas de qualidade superior e da reabertura dos bares.

Os lucros operacionais aumentaram 22,5%, para 3,23 mil milhões de euros, no período de seis meses terminado a 31 de dezembro, com a margem operacional a acrescer em 190 pontos base. As vendas líquidas subiram 15,8%, para 9,58 mil milhões de euros.

 

Premiumização

O crescimento reflete a recuperação no On-trade, a procura resiliente dos consumidores no Off-trade e ganhos de quota de mercado e foi apoiada por tendências favoráveis da indústria das bebidas espirituosas“, afirma a Diageo em comunicado.

A multinacional tem beneficiado do facto dos consumidores se abastecerem de bebidas espirituosas e de cerveja para consumo em casa, durante a pandemia, muitas vezes, optando por propostas de maior valor. À medida que as restrições diminuíram, nomeadamente a Europa e a América do Norte, os bares tiveram de reabastecer, comprando mais do que no ano anterior.

O forte crescimento do volume de vendas e a contínua premiumização impulsionaram uma melhoria da margem de exploração orgânica, durante o semestre“, avança presidente executivo da Diageo, Ivan Menezes. “Isto foi conseguido ao mesmo tempo que aumentámos o nosso investimento em marketing, para ganhar quota e apoiar a inovação, particularmente na América do Norte e na Grande China. Além disso, o nosso foco na gestão do crescimento das receitas e nos ganhos de produtividade estão a ajudar a mitigar o impacto da inflação dos custos“.

 

2022

Ivan Menezes acrescenta que a Diageo registou um forte início do ano fiscal de 2022, no entanto, a empresa espera que a volatilidade, a curto prazo, se mantenha, citando potenciais impactos da Covid-19, constrangimentos da cadeia de fornecimento e aumento da inflação.

Publicidade

Nestlé

Nestlé oferece incentivos monetários aos produtores de cacau na tentativa de combater o trabalho infantil

Mikado

Mikado estreia-se em Portugal