in

Vendas brutas da Coviran cresceram 21,5%

A assembleia geral de sócios da Coviran, realizada no passado dia 20 de junho em Granada, aprovou as contas anuais do exercício de 2020, em que as vendas brutas cresceram 21,5%, para os 1.703 milhões de euros. Deste montante, 196 milhões de euros correspondem a vendas realizadas em Portugal.

Estes valores refletem a força e estabilidade da cooperativa em matéria económica, mantendo o seu ativo económico total acima de 213 milhões de euros.

O resultado antes de impostos aumentou para 3,9 milhões de euros, consequência do aumento de vendas na pandemia.

Quanto ao montante líquido do volume de negócios, cresceu 10,18% em relação a 2019. O EBITDA, por seu lado, aumentou 41%, para 11,58 milhões de euros.

 

Investimento 

Em termos de investimento, durante 2020, a cooperativa alocou 4,17 milhões de euros, valor aplicado à consolidação de projetos importantes no domínio tecnológico, à manutenção operacional das plataformas de distribuição e à modernização do ponto de venda, com o objetivo de melhorar a gestão e a rentabilidade dos estabelecimentos.

O modelo cooperativo responde aos desafios da economia, do trabalho e do consumo atual, respondendo aos retalhistas independentes nos diferentes espaços onde se encontram com uma proposta de sucesso. Os supermercados Coviran, como modelo de empreendedorismo e atendimento personalizado, geram empregos de qualidade no seu meio envolvente”, indica a cooperativa.

A nível do grupo, Coviran gera 15.560 empregos, dos quais 1.906 em Portugal, mais 1,6% que em 2019. O índice de colaboradores efetivos da cooperativa é de 86,37%.

 

Sócios

A Coviran terminou 2020 com um total de 2.430 sócios na península, Ceuta, Melilla e ilhas e 2.876 pontos de venda (280 em Portugal).

Estes dados permitem à Coviran manter o segundo lugar no ranking em Espanha do sector por número de estabelecimentos e o seu lugar de destaque no ranking nacional, posições que se vem consolidando nos dois países.

Os supermercados Coviran são líderes no modelo de proximidade em Espanha, com um crescimento significativo na área de vendas, aumentando em 4,9% o número de estabelecimentos com mais de 150 metros quadrados. O valor deste modelo de negócio foi evidente durante a pandemia com um número significativo de aberturas, atingindo um aumento líquido de 0,7%.

Publicidade

LOGO_TouchPoint_BOX_Reversed_White

Lider Aliment aumenta a eficiência das suas lojas graças a nova solução de planogramas da TouchPoint Consulting

Competitividade

Portugal sobe novamente no ranking global de competitividade