A Unilever revelou uma série de medidas para acelerar o seu Plano de Ação para o Crescimento, incluindo a separação do negócio de gelados e o lançamento de um grande programa de produtividade.
É entendimento da administração que a Unilever “deve apostar cada vez mais num portfólio de marcas indiscutivelmente superiores, com posições fortes em categorias altamente atrativas e com modelos operacionais complementares. É aqui que a empresa pode aplicar de forma mais eficaz as suas capacidades de inovação, marketing e comercialização”.
Separação do negócio de gelados
O negócio de gelados tem um modelo de funcionamento muito diferente e, como resultado, o conselho de administração da Unilever decidiu que a sua separação serve melhor o crescimento futuro de ambos. “Os gelados têm características distintas em relação aos restantes negócios operacionais da Unilever”, explica a empresa, que detalha que a separação criará um negócio líder global, que irá operar numa categoria muito atrativa, com marcas que, em conjunto, geraram um volume de negócios de 7.900 milhões de euros em 2023.
O negócio tem cinco das 10 marcas de gelados mais vendidas globalmente, incluindo Magnum e Ben Jerry’s. O processo começará imediatamente e espera-se uma separação total até o final de 2025.
Programa de produtividade
Além das mudanças de portfólio, a Unilever pretende lançar um programa abrangente de produtividade, que se espera gerar uma poupança de custos total de cerca de 800 milhões de euros nos próximos três anos.
Prevê-se que as alterações propostas afetem cerca de 7.500 postos de trabalho em todo o mundo e que os custos totais de reestruturação rondem 1,2% do volume de negócios do grupo nos próximos três anos.
“O conselho está determinado a transformar a Unilever num negócio de maior crescimento e maior margem, que entregará resultados consistentes para todas as partes interessadas. Melhorar o nosso desempenho e refinar o nosso portfólio são fundamentais para alcançar os melhores resultados que acreditamos que a Unilever pode alcançar. A separação da Ice Cream e a implementação do programa de produtividade ajudarão a criar uma Unilever mais simples, focada e de melhor desempenho. Também criará um negócio de gelados líder mundial com fortes perspetivas de crescimento e um futuro empolgante como um negócio independente”, afirma Ian Meakins, presidente da Unilever.