in

Unilever investe mil milhões de euros para eliminar combustíveis fósseis

A Unilever anuncia hoje a sua ambição de substituir todo o carbono derivado de combustíveis fósseis nas fórmulas dos seus produtos de limpeza e de lavagem de roupa por carbono renovável ou reciclado. Esta mudança irá transformar a sustentabilidade de marcas de limpeza e de lavagem de roupa mundialmente conhecidas, como SKIP, Cif e Domestos.

Esta nova ambição é um componente central do “Clean Future” (“Futuro Limpo”) da Unilever, um programa de inovação desenvolvido pela divisão de produtos de limpeza da casa para mudar radicalmente o modo como são criados, fabricados e embalados alguns dos produtos de limpeza e de lavagem de roupa mais conhecidos do mundo. O programa “Clean Future” é único, na medida em que visa incorporar os princípios da economia circular tanto na embalagem quanto nas fórmulas utilizadas, para que marcas mundialmente conhecidas reduzam a sua pegada de carbono.

Peter ter Kulve, President of Home Care, explica: “Clean Future é a nossa visão de reestruturação radical do nosso negócio. Como indústria, precisamos de acabar com a nossa dependência de combustíveis fósseis, inclusive como matéria-prima para os nossos produtos. Devemos parar de bombear carbono do subsolo quando já há bastante na superfície e acima, se conseguirmos aprender a utilizá-lo em larga escala”.

Nos últimos meses, verificámos uma procura pelos nossos produtos de limpeza sem precedentes e estamos muito orgulhosos de fazer a nossa parte, ao ajudar a manter a segurança das pessoas na luta contra o COVID-19. Mas tal não é razão para condescendência. Não podemos perder o foco da crise ambiental que o nosso mundo — a nossa casa — está a enfrentar. Poluição. Destruição dos habitats naturais. A emergência climática. Esta é a casa que partilhamos e temos a responsabilidade de a proteger”.

Reduzir pegada de carbono

A maioria dos produtos de limpeza e de lavagem de roupa atualmente disponíveis no mercado contêm substâncias químicas feitas com matérias-primas de combustíveis fósseis, uma fonte não renovável de carbono. A mudança da Unilever para fontes de carbono renováveis ou recicladas é um movimento deliberado para abandonar a economia de combustível fóssil. A “Clean Future” é um passo essencial para o compromisso da Unilever em ter produtos com zero emissões até 2039.

As substâncias químicas usadas nos produtos de limpeza e lavagem de roupa da Unilever representam a maior parte da pegada de carbono (46%) ao longo do ciclo de vida dos mesmos. Por isso, com o fim do uso de substâncias químicas derivadas de combustíveis fósseis nas fórmulas dos produtos, a empresa vai abrir novos caminhos para a redução da pegada de carbono de algumas das maiores marcas de limpeza e lavagem de roupa do mundo. A Unilever espera que só esta iniciativa reduza a pegada de carbono das fórmulas dos produtos em até 20%.

Publicidade

ElPozo Alimentación

ElPozo Alimentación cresce 13,8% em 2019

falsificados

Um em três consumidores britânicos compra produtos falsificados