Alimentação
Foto Shutterstock
in

União Europeia reduz os limites de metais tóxicos na alimentação infantil

Alimentação infantil, vegetais, frutas, cereais, carne, peixe e outros produtos alimentares terão que atender a limites mais rígidos de teor de cádmio e chumbo antes de serem vendidos na União Europeia, de acordo com as novas regras que serão aplicáveis ​​a partir do final de agosto.

O cádmio e o chumbo são metais tóxicos presentes em muitos alimentos, mas abaixo de certos limites não são considerados perigosos para a saúde humana. A União Europeia baixou, agora, esses limites numa longa lista de produtos alimentares, numa tentativa de reduzir a exposição a substâncias cancerígenas, disse a Comissão Europeia, após parecer científico.

 

“Consumidores em primeiro lugar”

Sabemos que uma dieta pouco saudável aumenta o risco de cancro. A decisão de hoje consiste em colocar os consumidores em primeiro lugar, tornando os nossos alimentos mais seguros e saudáveis, como nos comprometemos a fazer no ‘EU Cancer Plan‘. É também mais um passo no fortalecimento dos já elevados padrões da União Europeia na cadeia alimentar e no fornecimento de alimentos mais seguros, saudáveis ​​e sustentáveis aos nossos cidadãos“, afirma Stella Kyriakides, comissária para a Saúde e Segurança Alimentar.

Os limites mais rígidos para o cádmio serão aplicados a partir de 31 de agosto e para o chumbo a partir de 30 de agosto.

Os produtos que contenham esses metais além dos novos limites, mas que entraram no mercado antes da entrada em vigor das novas regras, podem ser comercializados até ao final de fevereiro.

Kyriakides acrescentou que a decisão segue-se a anos de trabalho contínuo da Comissão Europeia, dos Estados-membros e da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, bem como de consultas com a indústria alimentar.

A principal fonte de exposição ao cádmio para não fumadores são os alimentos. O chumbo é um contaminante natural do meio ambiente e os alimentos são a principal fonte de exposição humana.

viatura

21% dos portugueses optaria por leasing em vez de comprar uma viatura

Spar

Spar lança plataforma de e-commerce