in

Um terço dos portugueses já fez compras na Internet

O comércio online em Portugal já não é um segredo bem guardado, apenas ao alcance dos mais curiosos e dos que conhecem os meandros da Internet. Um terço dos portugueses inquiridos pelo estudo do Observador Cetelem sobre e-commerce refere já ter feito compras online. Os shoppers entre 25 e 44 anos são os principais clientes deste canal.

Embora ainda longe de ser um hábito enraizado, a verdade é que o comércio online ganha cada vez mais expressão em Portugal. Assim, verifica-se que 32% dos portugueses já fizeram, pelo menos uma vez, compras online. 25% dos inquiridos fizeram-no nos últimos 12 meses, enquanto 7% assume não efetuar qualquer transação pela Internet há mais de um ano.

Quanto à caracterização do cliente-tipo de lojas online, este tem entre 25 e 44 anos, escalão etário que representa 75% do total de consumidores online. A maioria dos shoppers digitais integram a classe média alta (57%) e há mais compradores do género masculino (53%) do que feminino.

Em média, a maioria dos inquiridos visita lojas online cerca de cinco vezes por ano. Na generalidade dos casos, a frequência com que os portugueses compram através da Internet oscila entre uma vez por ano e várias vezes por semana. Mais concretamente, 77% dos inquiridos compram na Internet até  cinco a seis vezes ao ano e apenas 16% adquire produtos online no mínimo uma vez por mês.

Publicidade

“Em 2018 continuamos a crescer na preferência das famílias portuguesas e lançamos as bases para a internacionalização da marca”

AKI e Leroy Merlin avançam com processo de convergência em Portugal