in

Turismo de Portugal e Associação Portuguesa de Centros Comerciais assinam protocolo de cooperação

Primeira iniciativa conjunta vai levar a exposição fotográfica “O Turismo é feito de Pessoas” a centros comerciais do país

APCC Turismo cooperação

Oiça este artigo aqui:

O Turismo de Portugal e a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) assinaram um protocolo de cooperação para o desenvolvimento de atividades que promovam e valorizem as profissões e os profissionais do turismo.

Entre outras iniciativas, o acordo prevê a realização de eventos em centros comerciais relacionados com a divulgação da formação disponível nas Escolas de Turismo ou com boas práticas que valorizem as profissões do setor.

Estabelece, também, a organização de formação direcionada para os profissionais que trabalham nas empresas associadas da APCC ligadas à área do turismo.

Os centros comerciais vão receber exposições, workshops de gastronomia, pastelaria e vinhos, iniciativas para crianças e de promoção de produtos portugueses.

A primeira iniciativa conjunta irá levar a exposição fotográfica “O Turismo é feito de Pessoas” a diversos centros comerciais do país. Esta integra fotografias que retratam diversas profissões do setor e tem como objetivo homenagear e valorizar os profissionais enquanto pilar do turismo nacional. Estará patente em Lisboa até ao mês de dezembro e a partir de janeiro inicia uma itinerância nacional que se prolonga até agosto de 2026.

 

Acordo de cooperação

Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, salienta que “este protocolo traduz um compromisso estratégico para o reforço da qualificação e da visibilidade das profissões turísticas, cujo contributo é determinante para o prestígio e para a credibilidade do setor. A excelência com que estes profissionais desempenham as suas funções sustenta a imagem de Portugal como destino de referência e confirma a centralidade do fator humano no desenvolvimento do turismo. Esta colaboração com a APCC amplia o alcance das nossas iniciativas e aproxima o grande público dos profissionais que dão vida ao setor. Ao levarmos estas competências a espaços com milhões de visitantes, reforçamos o reconhecimento do valor destas carreiras e a sua relevância para o futuro do turismo no país.

Para Cristina Moreira dos Santos, presidente da APCC, este protocolo “simboliza o nosso compromisso e dos nossos associados com a valorização de um setor ao qual estamos intrinsecamente ligados, porque recebemos milhões de visitas todos os anos, e os turistas estrangeiros são uma parte muito significativa desta realidade, e porque os centros comerciais acolhem inúmeros profissionais da área do turismo, que são também embaixadores da hospitalidade portuguesa. Podermos valorizar e reforçar as competências desses profissionais é extremamente importante, assim como sermos palco das diversas atividades que este acordo possibilita”.

Este acordo de cooperação simboliza o reconhecimento formal da complementaridade destes dois setores, que estão interligados. Os centros comerciais recebem mais de 650 milhões de visitas por ano e contribuem para 5% do PIB nacional. Os turistas estrangeiros assumem, nesta realidade, um peso muito relevante, já que representam 13% do total das vendas, sendo que esta é uma média nacional, havendo centros comerciais cuja exposição a este fenómeno é ainda mais elevada, principalmente nos grandes centros. Estes dados comprovam o contributo do retalho organizado para a promoção e atratividade do país.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Normal

Normal abre loja em Maia

Barkyn

Barkyn à venda no Pingo Doce