in ,

Toys ‘R’ Us declara falência nos Estados Unidos da América e no Canadá

A Toys ‘R’ Us apresentou o pedido de insolvência nos Estados Unidos e no Canadá, no meio de um processo de reestruturação da sua dívida, superior a quatro mil milhões de euros.

A empresa garantiu que os negócios na Europa, incluindo o português (a Toys ‘R’ Us tem oito lojas em Portugal, nas zonas de Lisboa, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Braga, Almada, Cascais e Coimbra), e na Austrália, assim como um empreendimento conjunto na Ásia, não estão em risco.

Num comunicado divulgado na segunda-feira à noite, assegura que as 1.600 lojas da Toys ”R’ Us e da insígnia Babies ‘R’ Us em todo o mundo vão continuar a operar normalmente e que continuam a preparar as vendas para o Natal. As vendas online também continuarão a processar-se normalmente.

 

Hegemonia

A cadeia de retalho teve, durante muitos anos, o controlo quase total da venda de brinquedos, mas ultimamente tem sofrido com a diminuição da procura devido à concorrência da Amazon, Target e Walmart. Segundo um estudo da Global Data Retail , em 2016, 13,7% das compras de brinquedos foram feitas através da Internet, mais 6,5% do que há cinco anos. Só no ano passado, a Amazon aumentou em 24% as suas vendas de brinquedos.

A Toys ‘R’ Us quer utilizar o processo de insolvência para se reestruturar. “Hoje é o início de uma nova era para a Toys ‘R’ Us, esperamos que os constrangimentos financeiros que nos travaram sejam resolvidos de forma efetiva e duradoura”, disse Dave Brandon, presidente e diretor executivo da empresa. “Estamos confiantes de que estes são os passos certos para garantir que as marcas icónicas Toys ‘R’ Us e Babies ‘R’ Us vivam durante muitas gerações“, acrescentou.

 

Investidores

Alguns investidores já direcionaram um total de três mil milhões de dólares, numa tentativa de mega financiamento para melhorar a saúde financeira e suportar todas as operações durante o processo de falência. A reestruturação da dívida permite à Toys ‘R’ Us ganhar flexibilidade e tempo para melhorar as vendas no segmento online, relançar o segmento de brinquedos para bebés e apostar em produtos que não são habitualmente vendidos na Amazon, como os berços.

Kroger vai abrir o seu primeiro restaurante

7 de cada 10 consumidores usam apps para encontrar promoções