in

Toyota comemora 50 anos em Portugal

A Toyota celebra, este ano, os 50 anos desde que chegou oficialmente a Portugal, com o contrato de representação da marca a ser firmado a 17 de fevereiro de 1968, pelas mãos de Salvador Fernandes Caetano.

Ao longo deste ano, a Toyota irá comemorar os momentos marcantes do passado. A presença da Toyota em Portugal, ao longo dos últimos 50 anos, é indissociável da história da indústria portuguesa, tendo evoluído em sintonia com os valores e cultura do país. A célebre frase publicitária criada pela agência de Artur Agostinho, “Toyota veio para ficar!”, permanecerá na memória dos portugueses.

O primeiro empilhador Toyota com especificação internacional a ser comercializado foi o modelo 5LR, constituído por um corpo compacto mais estreito que as tradicionais máquinas japonesas e com maior velocidade de elevação, graças a um melhor desempenho da sua bomba hidráulica.

No início dos anos 70, num período em que o mundo começava a procurar novas formas de reduzir a poluição atmosférica, já a Toyota desenvolvia uma gama de empilhadores elétricos, associando o conceito de roda traseira única como forma de aumentar a eficiência em espaços apertados. Em Portugal, foi com a série 2, nos inícios dos anos 80, que a imagem de qualidade, robustez e fiabilidade da marca ficou consolidada.

Os anos 80 e 90 trouxeram igualmente uma maior consciência sobre ergonomia e, sobretudo, preocupação com a segurança dos operadores. É nesta época que é patenteado e lançado o sistema SAS. Este sistema inclui uma série de sensores que permitem a um controlador de bordo calcular a posição e velocidade de segurança, evitando que a máquina tombe em situações de potencial risco. Com este lançamento na série 7 de empilhadores, a Toyota assumiria um novo marco.

Outro marco importante a assinalar é a integração da BT na Toyota, em 2008, o que permitiu passar a oferecer uma gama completa de equipamentos de movimentação de cargas. Em 2013, a Toyota reforçou o desenvolvimento de soluções para melhorar a gestão de energia, com o lançamento da gama de equipamentos elétricos para operar com baterias de iões de lítio.

Neste percurso histórico, ainda é de referir a aposta da marca na sustentabilidade, tendo recentemente comunicada a conectividade de 50 mil equipamentos no mundo ao sistema de gestão de frotas ISite. Em Portugal, já são mais de 1.500 os equipamentos em que a gestão é apoiada pelo ISite.

Com mais de 5.500 unidades em operação no território nacional, a Toyota possui atualmente uma gama de 39 modelos motorizados, desde o simples porta-paletes elétrico até aos mais robustos empilhadores de oito toneladas, e conta com uma gama alargada de soluções para responder da forma mais adequada, em termos de eficiência e redução de custos nas operações dos clientes.

Em 2017, a Toyota Caetano Portugal encerrou o ano com uma quota de mercado na atividade de movimentação de cargas de 25,2%, correspondente a 1.024 unidades.

Com instalações em Vila Nova de Gaia e Carregado, 53 viaturas, oficina para assistência e comercialização de peças, num total de aproximadamente 150 pessoas pertencentes à família Toyota Material Handling em Portugal, a marca continua com uma presença forte.

Publicidade

UPS expande serviço Worldwide Express

Alibaba investe 123 milhões de euros na Zomato