A Too Good to Go vai estar presente na Cidade do Zero, que estará aberta ao público entre os dias 14 e 15 de setembro, no Pavilhão de Exposições da Tapada da Ajuda, dentro do Instituto Superior de Agronomia.
Este mercado sustentável foi concebido para sensibilizar as pessoas sobre o futuro da alimentação, biodiversidade, investimento de impacto e as alterações climáticas. A ideia principal deste evento é demonstrar como seria se vivêssemos numa cidade sustentável, inclusiva e pensada para a circularidade e, para tal, vão estar reunidos no mercado uma série de workshops, palestras, debates, oficinas e showcookings, que abordam o tema da sustentabilidade nas suas várias vertentes, com a interação de vários profissionais ligados a esta especialidade.
Alimentação e biodiversidade na 3.ª edição
A terceira edição da Cidade do Zero tem como foco as temáticas da alimentação e da biodiversidade, destacando a importância da transição para sistemas alimentares e produtivos mais sustentáveis, fundamentais para a mitigação e adaptação às alterações climáticas, que serão acompanhadas por debates e atividades que deem destaque a uma alimentação saudável e sustentável.
Durante este evento, a Too Good to Go irá promover a consciencialização e educação sobre o desperdício alimentar, através de um stand onde os visitantes poderão ver esclarecidas todas as suas dúvidas sobre a aplicação e ainda ganhar prémios através de uma roleta da sorte.
No âmbito deste evento, Mariana Banazol, Marketing Director da Too Good to Go, enfatiza a importância que este evento tem para a causa do desperdício alimentar. “Estamos a participar, pela primeira vez, na Cidade do Zero, um evento que reflete as nossas preocupações com a sustentabilidade e a redução do desperdício alimentar. Este é um desafio global que impacta a economia, o meio ambiente e a sociedade. Queremos aproveitar esta oportunidade para sensibilizar mais pessoas sobre a necessidade de diminuir o desperdício em casa e demonstrar que, com esforços conjuntos, podemos causar um impacto positivo. Acreditamos que cada gesto, por mais simples que seja, contribui para um futuro mais sustentável e consciente“.
Desperdício alimentar
Segundo a Too Good to Go, anualmente, atinge-se um desperdício alimentar na ordem dos 2,5 mil milhões de toneladas, a nível global. Em Portugal, 1,89 milhões de toneladas de alimentos são mandados para o lixo, o equivalente ao peso de 40 navios Titanic.
A maior percentagem de desperdício alimentar não ocorre na fase de produção e transformação, mas nas habitações.
O evento tem entrada gratuita e é acessível a pessoas de mobilidade reduzida, além de ser permitida a entrada de animais de companhia, e vai funcionar das 10 horas às 19h30.