Reconhecida pelos lançamentos exclusivos de vinhos do Porto Single Harvest Tawny, a Graham’s, propriedade da família Symington, acaba de anunciar uma novidade.
Charles Symington (produtor de vinho do Porto de quarta geração), enólogo responsável da Graham’s, selecionou o Porto 1961 Single Harvest Tawny para um lançamento exclusivo como parte da “The Cellar Master’s Trilogy” – uma coleção de três extraordinários Portos Single Harvest Tawny que homenageiam as capacidades, a experiência e o trabalho que apenas está ao nível de poucos ao longo de gerações e que aperfeiçoaram estes vinhos únicos.
“The Cellar Master”
Este lançamento recebeu o nome “The Master”, juntando-se ao “The Artisan” Porto 1974 Single Harvest Tawny e ao “The Apprentice” Porto 1997 Single Harvest Tawny.
Cada um destes vinhos reflete uma diferente etapa da sua jornada de envelhecimento: O “The Apprentice” (1997) celebra a jovialidade e o equilíbrio, o “The Artisan” (1974) reflete a criação e a atenção meticulosa aos detalhes relativos à produção destes vinhos e o “The Master” (1961) homenageia os enólogos que acompanharam estes vinhos, durante as décadas em que envelheceram nas Caves da Graham’s, em Vila Nova de Gaia.
Acompanhando os vinhos do Porto Graham’s à medida que estes envelhecem, Charles Symington efetua provas regulares de modo a seguir a evolução dos vinhos. Estes são selecionados para engarrafamento apenas quando o enólogo determina que atingiram o seu auge. Os vinhos “The Cellar Master’s Trilogy” incorporam a filosofia de produção artesanal que tem caracterizado a Graham’s ao longo da sua história com mais de 200 anos.
Porto 1961 Single Harvest Tawny
Apesar de 1961 ter sido um ano desafiante no Douro, as vinhas da Graham’s, na Quinta dos Malvedos, proporcionaram uvas de alta qualidade, com boa cor, aromas vibrantes e boa concentração – características que sublinham o potencial de envelhecimento.
Depois de mais de seis décadas a envelhecer nas Caves da Graham’s, o Porto 1961 Single Harvest Tawny desenvolveu aromas de maçapão e mel com delicados toques de menta e eucalipto. Rico e concentrado no paladar, denota-se a frescura proveniente da subtil acidez do vinho, resultando num equilíbrio fabuloso.
Charles Symington, produtor de quarta geração e enólogo principal, refere: “estes vinhos são os vencedores da medalha de ouro. É necessário algo incrivelmente especial para decidirmos engarrafar estes vinhos, tendo cada um o seu próprio percurso de envelhecimento. Foi uma honra acompanhar o 1961 Porto Single Harvest Tawny na fase final da sua longa caminhada, e a sua personalidade fenomenal é uma homenagem aos mestres enólogos que vieram antes de mim, incluindo o meu pai, Peter”.
O 1961 Porto Single Harvest Tawny vai estar disponível exclusivamente como parte da coleção “The Cellar Master’s Trilogy Presentation” até meados de 2025.