A Tetra Pak e a Lactalis apresentam uma embalagem Tetra Brik Aseptic que utiliza polímeros reciclados certificados associados a embalagens de cartão para bebidas usadas, constituindo um marco na indústria das embalagens de cartão para bebidas e um passo significativo rumo a uma economia circular.
Este material foi certificado pelo ISCC PLUS, como proveniente do processo de reciclagem de embalagens de cartão para bebidas usadas, em Espanha, e atribuído à nova embalagem através de um método de atribuição de balanço de massas. Isto significa que os polímeros reciclados certificados são compostos por uma mistura de matéria-prima fóssil virgem, reciclada e não reciclada, garantindo que o volume correspondente de material reciclado é obtido e monitorizado ao longo da cadeia de abastecimento.
A verificação é realizada por um auditor externo, de acordo com o Procedimento de Cadeia de Custódia do ISCC. O processo de reciclagem química garante que os polímeros reciclados certificados não comprometem a qualidade da embalagem, a segurança alimentar ou quaisquer outros atributos, demonstrando o potencial de circularidade dos materiais das embalagens de cartão para bebidas.
Economia circular
Este avanço mantém recursos de qualidade em circulação e reduz a dependência da indústria de materiais virgens de origem fóssil, o que está alinhado com os objetivos de ambas as empresas de continuar a melhorar o perfil ambiental das embalagens.
A Tetra Pak planeia investir 100 milhões de euros por ano, durante os próximos cinco a 10 anos, para atingir este objetivo, enquanto a Lactalis fez do perfil ambiental da embalagem e da economia circular as suas prioridades ambientais globais, juntamente com o bem-estar animal nas explorações agrícolas suas parceiras e com a descarbonização de todas as suas atividades até 2050.
Esta iniciativa da Lactalis consiste em embalar a sua gama de produtos lácteos da marca Puleva, comercializada em Espanha, que inclui leite magro com cálcio, leite meio-gordo, leite gordo e leite sem lactose, em embalagens Tetra Brik Aseptic 1000 Slim com tampa HeliCap 23 Pro.
Após a introdução no mercado com a marca Puleva, a Lactalis pretende expandir gradualmente a sua gama de produtos lácteos em embalagens que utilizam polímeros reciclados certificados. Este passo também está alinhado com as expectativas dos consumidores em todo o mundo, que estão a exigir um maior compromisso das marcas em termos de sustentabilidade e estão a começar a adaptar os seus hábitos para o conseguir. Um estudo da Tetra Pak indica que 78% dos consumidores está preocupado com o impacto ambiental dos resíduos de plástico e 29% afirma que, no último ano, aumentou o consumo de produtos em embalagens com materiais reciclados.