in

Tejo Academia nasce para potenciar presença dos vinhos da região na restauração

2020 arranca com um novo projeto, promovido, em parceria, pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo e pela Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo. Intitula-se Tejo Academia e é uma iniciativa que pretende dotar com mais ferramentas os prescritores de vinho do canal Horeca, ou seja, restaurantes, bares, wine bars e demais espaços enogastronómicos, inseridos nesta região vitivinícola.

Tejo Academia terá uma periodicidade bienal, sendo que intercala com o já conhecido Tejo Gourmet, um concurso de iguarias e vinhos que chama ao palco restaurantes de todo o país. No Tejo Academia, o foco são os “players” da região. Os participantes vão ficar com mais conhecimentos da região dos vinhos do Tejo, vão conhecer melhor os vinhos que ali se produzem, falar sobre serviço de vinhos, como elaborar uma boa carta de vinhos e, ainda, numa vertente mais gastronómica, receber dicas de confeção, empratamento e harmonizações possíveis. Estes, entre outros temas, vão ser “lecionados” por dois técnicos especializados, respetivamente, em vinho e em gastronomia, Mário Louro e Pedro Sommer.

Tejo Academia é gratuito e aberto a restaurantes e similares. As sessões são à segunda-feira, da parte da tarde. A primeira é já no dia 3 de fevereiro, em Santarém, no restaurante Oh! Vargas, e a segunda no dia 17 de fevereiro, em Tomar, no Hotel dos Templários. Abrirá uma terceira data, a definir mais à frente. No final de cada sessão, há uma prova de vinhos do Tejo. Estas ações de formação incluem também provas de “aferição”, uma teórica e outra prática.

Para além de formar, o Tejo Academia também dá prémios. Os vencedores serão aqueles que mais tenham aprendido e posto em prática nos seus locais de trabalho. Os melhor pontuados vão ter direito a prémios e distinções, que serão divulgados e entregues na Gala Vinhos do Tejo 2020, que se realiza no dia 16 de maio. Todos os participantes recebem diploma de participação.

Fnac inaugura espaço lúdico no Hospital Pediátrico de Coimbra

Rui Jones Azedo assume direção da loja Makro de Albufeira