in

Tecnologia Aeroespacial: startups a observar em 2022

Imagem Shutterstock

Grande Consumo - Branded Content

A indústria de tecnologia espacial de hoje começou a florescer, atingindo novas metas nos últimos tempos. A capitalização do mercado global de tecnologia espacial é agora estimada pelos especialistas da indústria em 380 biliões de dólares, com uma alta probabilidade de atingir 10 triliões de dólares até 2030.

A capitalização do ramo começou a aumentar após a adesão de um grande número de empresas privadas, cuja atividade principal se tornou o desenvolvimento de foguetes reutilizáveis. Com um grande número de empresas privadas a entrar na corrida tecnológica, a era do uso comercial e do desenvolvimento do espaço começou.

A entrada de novas empresas privadas no mercado de tecnologia espacial provocou o desenvolvimento e a implementação de soluções inovadoras. Os sucessos no desenvolvimento de foguetes reutilizáveis abriram oportunidades para centenas de novos arranques espaciais.

Abaixo estão oito empresas espaciais inovadoras que a maioria dos especialistas e profissionais da indústria espacial recomendam que se mantenham atentos em 2022.

 

SpaseX

Esta empresa é, atualmente, a que mais cresce. Até hoje, o SpaseX atingiu a marca de 100 lançamentos de foguetes por ano, após seus primeiros lançamentos há alguns anos.

A empresa construiu uma constelação orbital de mais de 1.000 pequenos satélites que fornecem acesso à Internet a um grande número de utilizadores. Os últimos 60 satélites da constelação foram entregues por um foguete Falcon 9 na sua sétima missão reutilizável.

 

GHGSat

GHGSat é um startup canadiana que utiliza satélites desenvolvidos internamente para calcular a quantidade de gases de efeito estufa emitidos. No segundo semestre de 2021, a empresa lançou o seu segundo satélite na órbita da Terra.

A nova espaçonave transporta sensores que podem detectar concentrações de metano até 100 vezes menores do que a tecnologia atual na Terra.

 

Insight orbital

A Orbital Insight é uma empresa de análise geoespacial que combina a geolocalização de um telemóvel com imagens de vários objetos voadores.

Os objetos utilizados são:

  • balões;
  • satélites artificiais;
  • zangões.

Isto é feito para fornecer à humanidade uma visão em olhos de pássaro do escopo da atividade humana. Os serviços da empresa são utilizados para monitorar o desmatamento de florestas tropicais virgens no sudeste asiático.

 

LeoLabs

LeoLabs é uma empresa fundada por um antigo astronauta da NASA. Esta empresa rastreia objetos em órbita terrestre inferior usando sistemas de radar proprietários. A órbita terrestre baixa é a área do espaço ao redor da Terra onde operam cerca de 2.000 satélites terrestres artificiais. A empresa lançou um serviço que informa sobre possíveis colisões entre objetos nesta região do espaço.

 

Slingshot Aeroespacial

A Slingshot Aerospace é uma empresa de conscientização situacional que permite às empresas de defesa analisar dados e tomar decisões com base nos mesmos.

A inteligência situacional é realizada por meio de:

  • radares;
  • satélites;
  • zangões.

A empresa está, atualmente, a trabalhar em estreita colaboração com a Northrop Grumman, a Boeing, a Força Aérea Americana e a NASA no desenvolvimento de simuladores espaciais de realidade virtual para treinamento de pilotos.

 

Rocket Lab

A Rocket Lab é uma empresa que fez seu primeiro voo de teste, em 2017. Até o momento, a empresa lançou cerca de 96 satélites no espaço próximo, utilizando um foguete Electron de propriedade da empresa.

A empresa fornece serviços de desenvolvimento, projeto e lançamento de satélites. Ela também fornece serviços de manutenção para a nave espacial lançada.

 

Planeta

Planet é uma empresa que projeta e lança mini-satélites na órbita da Terra. Até hoje, já lançou mais de 130 satélites.

Os satélites artificiais terrestres lançados pela Planet possibilitam fornecer aos clientes fotografias de alta resolução da superfície do planeta. Até ao momento, a empresa lançou dois serviços de notícias que proporcionam aos clientes o acesso a novas informações fornecidas pela empresa.

 

Astroscale

Astroscale é uma empresa espacial de origem japonesa que visa desenvolver tecnologias para reciclagem e remoção de lixo espacial. A empresa está, atualmente, a trabalhar num projeto financiado pela Agência Espacial Britânica.

Este projeto visa desenvolver e melhorar o planeamento da trajetória de emissões para a remoção de múltiplos objetos espaciais.

A exploração espacial ganhará ainda mais impulso nos próximos anos, portanto, mais capital será investido, a cada ano, em pesquisa espacial inovadora. Espera-se um grande número de novos e promissores desenvolvimentos num futuro próximo que irão fazer avançar as capacidades tecnológicas da humanidade.

Este artigo foi criado com o apoio e cooperação do Aviators.com.br.

Avatar

10 conclusões sobre os consumidores do futuro

Checkpoint Systems

Checkpoint dá um grande impulso à reciclagem de embalagens de plástico