in

Taxa de incumprimento das transações comerciais na Irlanda duplica

transações
Foto Shutterstock

Apenas 27% das faturas nas transações entre empresas é pago na Irlanda dentro do prazo acordado, reporta o “Barómetro de Práticas de Pagamento 2023”, elaborado pela Crédito y Caución.

Essa taxa reflete um agravamento significativo de 17 pontos percentuais em relação aos 44% de há um ano.

58% do crédito comercial que os fornecedores concedem aos seus clientes quando cobram pelos seus produtos e serviços no mercado irlandês é cobrado com atraso e 15% não é pago, o que significa que a taxa quase duplicou em comparação com os valores de há um ano.

Nos últimos meses, 55% das empresas irlandesas registou um aumento dos prazos de pagamento dos seus clientes, muito acima dos 6% que registou uma diminuição.

As perspetivas para o risco de crédito comercial pioraram significativamente, no último ano, em todos os sectores na Irlanda, os atrasos de pagamento cresceram 20% e as dívidas incobráveis quase duplicaram. Os atrasos de pagamento representam uma clara ameaça à liquidez das empresas“, explica o relatório.

 

Estrutura de custos

A evolução dos preços teve um forte impacto no tecido produtivo irlandês. Apenas 1% das empresas não sofreu alterações na sua estrutura de custos devido à inflação. O principal impacto foi nos custos de armazenagem e manutenção de inventário (para 37% das empresas), seguido pelos custos de produção (28%), queda na procura dos seus produtos e serviços (20%), custos financeiros (8%) e custos de mão-de-obra (6%).

Para se proteger da falta de liquidez e evitar o risco de ficar sem dinheiro devido a atrasos de pagamento, 53% das empresas irlandesas aumentou o tempo e os recursos alocados à cobrança de faturas não pagas, 42% reforçou os seus processos internos de controlo de crédito, 38% procurou financiamento externo e 33% atrasou o pagamento das suas próprias faturas, transmitindo os problemas de morosidade por toda a cadeia de abastecimento.

Olhando para o final de 2023, 71% das empresas irlandesas espera crescimento nos seus negócios e 55% espera ser capaz de expandir as suas margens. 64% antecipa uma melhoria nas práticas de pagamento dos seus clientes, bem acima dos 6% que espera uma deterioração.

 

Siga-nos no:

Google News logo

 

Quinta de Chocapalha

Quinta de Chocapalha apresenta as colheitas de 2022 de quatro vinhos brancos

Repsol

Repsol inaugura nova estação de serviço em Portugal com combustíveis 100% renováveis