in

Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo distinguido como ‘investimento que marca’

O Plano de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) foi distinguido como “Investimento que marca” nos Prémios Vida Rural 2018.

Os vencedores foram conhecidos no âmbito do Congresso AgroIN, que teve lugar no Centro de Congressos do Estoril.

O PSVA é um programa pioneiro em Portugal e na Europa, liderado pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), com o objetivo de melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, com redução de custos e desperdícios, proteção do meio ambiente e melhoria do bem-estar da sociedade em geral. Iniciado em 2014, conta com 152 membros que representam 23% da superfície de vinha e 58% da produção de vinho da região vitivinícola do Alentejo.

Francisco Mateus, presidente da CVRA, comenta ser “com muito orgulho que vemos, ano após ano, o crescimento do número de aderentes e os resultados atingidos pela implementação de boas práticas, para os quais contribui a exemplar dedicação no gestor do PSVA, João Barroso”.

A agricultura alentejana arrecadou os cinco prémios Vida Rural 2018: “Agricultor que marca”, para Alfredo Cunhal Sendim, da Herdade do Freixo do Meio, em Montemor-o-Novo; “Empresa agrícola que marca”, para a Esporão Vinhos, SA, em Reguengos de Monsaraz (membro do PSVA); “Investimento que marca”, para o Plano de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (CVRA); “I&D que marca”, para o Projeto Sparkle: Sustainable Precision Agriculture com envolvimento da Universidade de Évora; e “Organização de Produtores que marca”, para a APOSOLO – Associação Portuguesa de Mobilização de Conservação do Solo (Évora).

O Congresso AgroIN, organizado pela revista Vida Rural, escolheu este ano a sustentabilidade como tema de destaque. Com o mote “Eco inovar – A sustentabilidade como oportunidade”, o congresso deste ano apelava à reflexão pela necessidade de uma sustentabilidade com um racional económico, a conservação como palavra-chave, o redesenhar das estratégias agrícolas, as alterações climáticas, a produção de energias renováveis e a inovação como o fator que acaba por fazer toda a diferença. Foram vários os oradores que passaram pelo congresso, abordando temas como a agrofloresta do futuro, a gestão para a sustentabilidade, a sustentabilidade na prática, a tecnologia como potenciadora de uma agricultura sustentável, entre outros.

O Plano de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) é uma iniciativa promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e dirigida aos produtores da Região Vitivinícola do Alentejo. É um plano pioneiro em Portugal que tem como objetivo proporcionar àqueles que sejam membros do mesmo uma ferramenta que lhes permita avaliar a forma como desenvolvem atualmente as suas atividades, bem como oferecer recomendações para através de melhores práticas aumentar a competitividade e a sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo. O desafio que se coloca é o de produzir uvas e vinho de qualidade e de forma economicamente viável, ao mesmo tempo que se protege o meio ambiente, melhorando as relações com os colaboradores e vizinhos.

Zomato divulga os restaurantes pet friendly em Lisboa e no Porto

McDonald’s lança receitas Rústico com pão nacional