Morrisons
Foto Peter_Fleming/Shutterstock
in

Supermercados britânicos Morrisons adquiridos pelo fundo japonês Fortress

O fundo Fortress Investment Group, propriedade da SoftBank, vai comprar os supermercados britânicos Morrisons, a quarta maior rede do país, por 6,3 mil milhões de libras, cerca de 7,37 mil milhões de euros. De momento, tem como sócios um fundo de pensões canadense e a norte-americana Koch Real Estate Investments.

A operação inclui a dívida da empresa, no valor  de 3,2 mil milhões de libras (3,74 mil milhões de euros), portanto o valor total será de mais de 11 mil milhões de euros. “Os administradores acreditam que a oferta apresenta um preço justo e recomendável para os acionistas“, afirma Andrew Higginson, presidente da Morrisons.

Nos termos de acordo, os investidores recebem 254 pence (2,95 euros) por ação. Na semana passada, o JO Hambro, um dos dez maiores acionistas, disse que qualquer pretendente ao grupo deveria oferecer cerca de 270 pence por ação (3,13 euros).

 

Morrisons

A rede tem cerca de 500 lojas e mais de 110 mil funcionários no Reino Unido, mas no, ano anterior, viu as suas ações caírem no seletivo FTSE-100 na Bolsa de Valores de Londres, tornando-se mais vulnerável a aquisições.

Com sede em Bradford, a Morrisons começou a sua jornada como comerciante de ovos e manteiga, em 1899. Agora, está apenas atrás da líder de mercado Tesco, Sainsbury’s e Asda, em vendas anuais.

Este negócio reforça o apetite crescente dos fundos privados por grupos de supermercados, vistos como atrativos pela sua geração de efetivo e posicionamento. Em dezembro, a Asda também foi adquirida pelos irmãos Issa, magnatas dos postos de gasolina do país.

 

Fortress

O Fortress contava com cerca de 53 mil milhões de dólares (44,76 mil milhões de euros) em ativos, em março.

Por enquanto, o fundo pretende manter a atual equipa de gestão da Morrisons, liderada pelo CEO David Potts, e não modificará a estratégia da rede.

Golden Selection

Nutriva lança linha de produtos Golden Selection

Sanchez Romero

El Corte Inglés compra Sanchéz Romero