in

Supermercados britânicos crescem durante a temporada de Natal

Os britânicos gastaram mais 90 milhões de euros em compras durante o período festivo, revelam os dados da Kantar Worldpanel, referentes ao período de 12 semanas terminado a 31 de dezembro de 2017.

David Berry, diretor da Kantar Worldpanel, comenta  que “durante o período de Natal, a família média gastou um número recorde de 1.532 euros em bens de grande consumo,  mais 38 euros em relação ao ano passado. Grande parte desse aumento foi impulsionado por itens básicos, com frutas, vegetais, carne e aves, com uma subida combinada das vendas de 28 milhões de euros”.

As vendas de bebidas alcoólicas aumentaram 6%, o que se traduz em 13 milhões de euros. O vinho foi a bebida escolhida este ano, com as vendas de vinho branco e tinto a aumentarem 10% e 12%, respetivamente.

Entre os retalhistas, a Dunnes Stores continuou a ser o melhor supermercado na Irlanda, ao conseguir uma quota de mercado de 23%, mais 0,3 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior. Esta insígnia alcançou também o maior crescimento das vendas desde maio de 2017, num aumento de 4,9%. Os clientes da Dunnes Stores permanecem fidelizados, com vantagens como a campanha “Shop and Save” a incentivá-los a fazer compras extra.  

A Tesco também apresentou um forte desempenho, alcançando o maior crescimento das vendas desde fevereiro de 2011, num aumento de 5,8%. “O crescimento impressionante da cadeia de supermercado ajudou a aumentar a sua quota de mercado em 0,5 pontos percentuais em relação ao ano passado, que agora é de 22,8%”, detalha David Berry.

A tendência para compras online não mostra sinais de desaceleração. David Berry explica que “os supermercados online experimentaram um impressionante crescimento de vendas de 24%, o que aumentou a sua participação no mercado para um recorde de 2,3% durante o período de Natal. Embora não tenham aumentado em número, os clientes que já fazem compras online reforçaram a frequência das suas compras ao longo desse período“.

Ferrero adquire divisão de chocolates da Nestlé nos EUA

Hama aposta em sistema de controlo por voz