in

Suinicultura discute a sustentabilidade da atividade

Suinicultura

O Teatro Municipal de Ourém acolherá, nos dias 12 e 13 de abril, a 10.ª edição do Congresso Nacional de Suinicultura, o evento mais marcante do sector suinícola português em 2023, organizado pela Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores.

O tema central será a sustentabilidade da atividade, procurando, durante os dois dias de discussão, refletir sobre a estratégia de desenvolvimento e crescimento do sector e da fileira, com a abordagem aos três pilares da sustentabilidade: económica, social e ambiental.

Paulo Portas é o cabeça de cartaz, vindo fazer uma abordagem sobre a estratégia macroeconómica do sector, analisando a conjuntura internacional, as oportunidades dos mercados externos e a organização da fileira.

A internacionalização como caminho para a sustentabilidade económica da fileira será um tema em análise, com a presença do diretor de uma maiores empresas cárnicas da Europa, Knud Buhl.

Miguel Angel Higuera é outro dos oradores. O presidente do Grupo de Trabalho para a Sanidade Animal no COPA-COGECA vai apresentar as futuras alterações legislativas no âmbito do bem-estar animal, que muito impactarão o modelo produtivo europeu. O bem-estar animal será o principal compromisso com a sustentabilidade social que o sector firmará com os consumidores nos anos vindouros.

Coral Carrasco Barco é a diretora do departamento de sustentabilidade e inovação, desenvolvimento e investigação do Grupo Vall Companys, que virá a Ourém abordar a temática da redução de emissões na atividade suinícola e a estratégia que está a ser seguida numa das maiores empresas de suinicultura do mundo. A valorização agrícola de efluentes pecuários, como via para a circularidade e para a sustentabilidade ambiental do sector, será também um tema em analise no painel dedicado ao ambiente.

 

Futuro da fileira

O objetivo é comunicar as boas práticas do sector. O tema central será a sustentabilidade e vamos refletir sobre as estratégias de internacionalização como caminho para a sustentabilidade económica do sector, o bem-estar animal enquanto compromisso social do sector e a sustentabilidade ambiental como grande agenda do sector para os próximos anos”, afirma David Neves, presidente da FPAS, à frente da organização representativa dos suinicultores portugueses desde 2021.

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Nescafé Dolce Gusto

Nescafé Dolce Gusto lança novos blends de café americano

Mercadona

Mercadona continua em expansão e abre 10 novas lojas em 2023