Grupo DIA
Steo
in

Stephan DuCharme nomeado presidente executivo do Grupo DIA

O  Grupo DIA confirmou esta terça-feira, dia 14 de abril,  a conclusão “com êxito” da primeira fase do seu processo de transformação. No seguimento da conclusão desta primeira fase, no próximo dia 20 de maio, Karl-Heinz Holland irá deixar o seu cargo, tanto de conselheiro delegado como de membro do conselho de administração e Stephan DuCharme passará a presidente executivo e liderar a próxima fase de transformação.

“Em nome do conselho de administração e de toda a equipa do Grupo DIA, gostaria de agradecer a Karl-Heinz pelo seu compromisso com a DIA e por ter cumprido com êxito, antes do previsto, os objetivos críticos da primeira fase de transformação. Iremos continuar a trabalhar em estreita colaboração, como o temos feito desde que nos juntamos à equipa da DIA, para garantir uma mudança com sucesso em maio. Tenho também o prazer de confirmar que Karl-Heinz continuará disponível como consultor. O meu papel como executivo principal do grupo será o de prestar apoio aos líderes de cada país, de forma a garantir que estejam alinhados estrategicamente com o objetivo comum do grupo, e o de apoiar também o talento e desenvolvimento digital. Iremos dar seguimento à transformação comercial da DIA, com foco na evolução contínua da proposta de valor em direção a um conceito moderno de proximidade, a um modelo de franquia melhorado a longo prazo que valoriza o espírito empresarial e à aceleração de oportunidades relacionadas com o comércio eletrónico”, afirma Stephan DuCharme.

Em maio de 2019, a nova equipa de gestão do Grupo DIA, liderada por Karl-Heinz Holland, deu início a um plano de transformação integral para dar resposta à situação da empresa, cuja primeira fase tinha como foco três eixos principais: atrair e incorporar talento em todos os níveis e áreas de negócio da empresa, de forma a alavancar a transformação; restabelecer os conceitos básicos do negócio de distribuição no grupo, incluindo uma nova proposta de valor comercial e as melhores práticas operacionais em toda a cadeia de abastecimento e na rede de lojas; e criar um novo modelo organizacional, baseado numa liderança nacional e autónoma e capacitada com plena responsabilidade sobre os resultados e estrategicamente apoiada pela área corporativa do grupo.

Cumpridos 12 meses, esta fase inicial do programa de transformação da DIA foi completada e o novo modelo organizacional está já definido com as nomeações de CEOs para Espanha e Brasil. Em Espanha, Ricardo Álvarez foi nomeado CEO. Conta com mais de 20 anos de experiência no sector da distribuição alimentar em Espanha e nos Estados Unidos, com passagens pelo Lidl, como vice-presidente executivo e diretor de operações, tendo trabalhado também para a Tesco, na Irlanda. Ainda em Espanha, foi também nomeado um diretor financeiro exclusivamente para o país, Javier Lopez Calvet, função que anteriormente recaía sobre a estrutura do grupo. Com uma ampla trajetória internacional no sector do retalho, após 35 anos no Carrefour, mais recentemente , liderou a área de e-commerce e transformação digital no Carrefour Espanha. Antes disso, foi diretor financeiro no Carrefour França, Bélgica, Espanha e México.

No Brasil, Marcelo Maia foi nomeado presidente executivo e foi criado um conselho consultivo, no passado mês de fevereiro, composto por membros independentes (Enéas Pestana e Antonio Lima Neto). Marcelo Maia foi vice-presidente e acionista das Lojas Maia, uma das principais cadeias de distribuição do nordeste do Brasil, especializada na venda de móveis, produtos eletrónicos e eletrodomésticos, vendida à Magazine Luiza, em 2010, onde seguiu a sua carreira profissional. Passou também pela Secretaria de Estado de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e foi presidente da Associação de Franqueadores do Brasil.

Empresários queixam-se do Estado e 38% assume perdas superiores a 80%

DIA Portugal

DIA Portugal volta “ao verde” no 1.º trimestre