A STEF assinala 30 anos de atividade em Portugal com dois marcos estratégicos: o arranque das operações na Maia e a construção de uma nova plataforma logística, reforçando o investimento no mercado nacional.
“Estes investimentos mostram que o Grupo STEF acredita no futuro de Portugal, acredita na capacidade do país de crescer e de se afirmar, e quer fazer parte desse caminho”, afirmou Mickael Tomas, diretor-geral da STEF Portugal, durante a celebração do aniversário da empresa, que reuniu clientes, parceiros e representantes institucionais em Lisboa.
Três décadas de crescimento e inovação
Presente em Portugal desde 1995, quando inaugurou o primeiro armazém em Alverca com apenas 20 colaboradores, a STEF construiu ao longo de três décadas um percurso de crescimento sustentado, inovação tecnológica e proximidade à indústria agroalimentar. Integrada desde 2012 na rede europeia do grupo, a empresa opera hoje 14 plataformas logísticas de Norte a Sul, seis delas de gestão própria e multi-temperatura, empregando mais de 550 colaboradores.
Anualmente, a STEF assegura a entrega de 800 mil toneladas de produtos alimentares em mais de 7.700 pontos de entrega em todo o país, percorrendo cerca de 28 milhões de quilómetros.
“Ligamos empresas entre si, criamos pontes entre produtores e consumidores e ajudamos pequenos produtores a chegar a novos mercados. Somos também um elo essencial que liga marcas e produtos internacionais ao nosso país e permite que os produtos portugueses cheguem à Europa”, sublinhou Mickael Tomas.
Maia: nova aposta para o Norte
O novo centro logístico da Maia reforça a presença da STEF na região Norte, apoiando a indústria agroalimentar local e aumentando a capacidade de resposta às exportações e importações no mercado europeu.
Com 6.300 m² de área total e 42 portas de cais, a plataforma integra 4.700 m² de zonas refrigeradas entre 2ºC e 4ºC, 400 m² refrigerados entre 8ºC e 10ºC dedicados a frutas e legumes e 1.200 m² de câmara de congelados, capaz de operar entre -20ºC e -25ºC.
A unidade foi concebida com foco na eficiência operacional e no bem-estar dos colaboradores, incluindo uma estação de lavagem para a frota e novas tecnologias de apoio à operação diária.
Sustentabilidade no centro da operação
A plataforma da Maia distingue-se também pelo seu compromisso ambiental, em linha com a política “Moving Green” do grupo STEF. O edifício está equipado com painéis fotovoltaicos, que irão assegurar 15% a 20% do consumo energético anual, e com sistemas de refrigeração baseados em gás natural NH3, uma solução sem HFCs e com impacto nulo na camada de ozono.
Outras medidas incluem iluminação LED, empilhadores elétricos alimentados a lítio — tornando esta a primeira plataforma da STEF totalmente equipada com esta tecnologia — e políticas de redução de emissões e consumos energéticos.
“Não há futuro sem sustentabilidade. E a logística, sabemos bem, tem aqui um papel determinante. Por isso, a STEF tem vindo a investir de forma consistente na redução da sua pegada ambiental. Estamos a estudar novas soluções em mobilidade elétrica e combustíveis alternativos, porque acreditamos que só com inovação seremos capazes de responder ao desafio climático”, reforçou Mickael Tomas.
Siga-nos no: