in ,

Staples finaliza a sua venda

Após 28 anos, a Staples foi finalmente vendida a uma empresa de private equity, a Sycamore Partners, por quase sete mil milhões de dólares.

De acordo com os especialistas, a Staples tinha poucas opções que não a venda. A enfrentar a concorrência da Amazon e incapaz de adquirir a Office Depot, concorrente de longa data, a gestão da Staples precisa da liberdade que um proprietário privado pode oferecer para pensar a longo prazo. “Os grupos de private equity tendem a colocar a sua marca nas indústrias em fase de transição“, defende Josh Lerner, professor da Harvard Business School. “E isto tem todas as características de uma rápida transição“.

A empresa que abriu a primeira superstore do mundo para material de escritório não conseguiu capitalizar completamente a mudança sísmica para as vendas online. As receitas atingiram cerca de 25 mil milhões de dólares em 201. Desde então, a Staples fechou lojas, vendeu sucursais e prosseguiu numa segunda tentativa de aquisição da Office Depot. De cerca de 2.300 lojas, a Staples conta com 1.500. As receitas do ano passado foram de 18 mil milhões de dólares.

A estratégia atual da presidente executiva, Shira Goodman, é aprimorar ainda mais as operações de retalho da Staples e concentrar-se nos clientes empresariais, aumentando a força de vendas. 

A Sycamore recusa-se a comentar sobre os seus planos para Staples e divulga pouca informação sobre as suas estratégias. A sua concentração em empresas de retalho e de consumo permite-lhe partilhar estratégias.

Honor 6A define benchmark para primeiros smartphones

“80% das compras na Clarel são compras de conveniência”