A Sociedade Ponto Verde promove o Ponto Verde Lab, um hub de inovação online que tem como objetivo promover a valorização dos materiais, incentivar a economia circular e aumentar a reciclagem.
Através deste projeto, a Sociedade Ponto Verde pretende fomentar o desenvolvimento de ideias, estratégias e processos de reciclagem, disponibilizando conteúdos e materiais técnicos sobre temas como a prevenção de resíduos, o ecodesign e a investigação e desenvolvimento, em prol de um futuro mais sustentável.
Para alcançar um maior número de pessoas e de entidades nacionais e internacionais, os documentos, originalmente elaborados em português, foram agora traduzidos para inglês, convergindo em mais-valias para o sector e para o ambiente.
“Sendo a reciclagem de embalagens o compromisso da Sociedade Ponto Verde, há mais de 25 anos, e considerando as metas nacionais neste âmbito, a valorização assume-se enquanto aspeto premente, que depende da garantia de que existem melhores embalagens a circular no mercado, que estas têm uma maior reciclabilidade e que produzem menos resíduos. Continuamos, por isso, a trabalhar na sensibilização para o ecodesign e na inovação ao longo de toda a cadeia de valor das embalagens, em conjunto com os nossos parceiros”, afirma Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.
Ponto Verde Lab
Assim, com os contributos dos parceiros Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) e indústria de reciclagem, entre outros, o Ponto Verde Lab disponibiliza um documento informativo dedicado a “embalagens críticas na triagem e reciclagem”, que mostra como os constrangimentos causados por embalagens podem ser ultrapassados ao alterar a conceção, sejam estas de vidro, papel/cartão, filme de plástico, PEAD, PET, alumínio ou ECAL.
Ainda neste âmbito, mas com um foco exclusivo no plástico, é apresentado um “Guia prático para a conceção de embalagens de plástico”, para o qual contribuiu o Grupo de Trabalho sobre os Plásticos na Economia Circular, promovido pela Associação Smart Waste Portugal.
A “Rotulagem ambiental e as alegações ambientais” são também exemplos de temas explorados no site, devido ao importante papel que desempenham na orientação do consumidor para a adoção de práticas de consumo mais sustentáveis. Considerando que os fabricantes de embalagens ou empresas embaladoras devem comunicar o bom desempenho ambiental dos seus produtos ou serviços, a Sociedade Ponto Verde reúne um conjunto de recomendações para que as alegações de reciclabilidade, biodegradabilidade, incorporação de reciclado, entre outras, sejam fundamentadas de forma inequívoca e sigam as normas europeias.
Criado em 2019, o Ponto Verde Lab, promovido pela Sociedade Ponto Verde, pretende trazer a Portugal o conhecimento e ferramentas necessárias para provocar mudança, disrupção e evolução na reciclagem nacional.