A Sociedade Ponto Verde (SPV) alargou o prazo de candidatura ao prémio Junta-te ao Gervásio até ao dia 14 de outubro, que é dirigido a juntas de freguesia, entidades de proximidade (como associações ou cooperativas) e cidadãos individuais, ou em grupo, para que possam inscrever os seus projetos na área da reciclagem de embalagens e da economia circular e demonstrem o que de melhor se faz dentro das comunidades locais em Portugal.
Os interessados devem submeter a candidatura, integrada numa das três categorias a concurso, através do site https://recicla.pt/juntateaogervasio/, onde está disponível toda a informação.
Prémio
São elegíveis projetos que contribuem ou contribuíram de forma sustentável para a melhoria e separação das embalagens para reciclagem, bem como da sua circularidade, dentro da sua comunidade, e que poderão servir de referência, enquanto aceleradores de imaginação à replicabilidade noutros contextos comunitários.
O júri premiará projetos tendo em conta um conjunto de critérios, nomeadamente, o seu carácter inovador, o impacto que gera ao nível económico, social e ambiental na comunidade local e se promove a prática da reciclagem de embalagens, ou seja, estão consideradas as três dimensões que compõem o alinhamento da estratégia da SPV (inovar, evoluir e reciclar).
Atribuição de prémios
Será escolhido um top correspondente a cada uma das três categorias, com prémios pecuniários e menções honrosas. Assim, na categoria Freguesias será atribuído um primeiro lugar (uma escultura feita com materiais reciclados para instalar na localidade vencedora) e nove menções honrosas. Já em Entidades de Proximidade e Cidadania Social está previsto um top 3 com atribuição de prémios monetários, que perfazem um total de 15 mil euros, e de menções honrosas, duas em cada categoria. A entrega dos prémios será feita numa cerimónia com data a definir no mês de fevereiro de 2023.
O prémio Junta-te ao Gervásio é promovido pela Sociedade Ponto Verde, com o apoio da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias e o ISCTE Executive Education como Knowledge Partner.