in

Sonae Sierra é a única portuguesa nomeada para os prémios de energia sustentável da UE

A Sonae Sierra está nomeada para os Prémios de Energia Sustentável da Comissão Europeia, sendo a única empresa portuguesa entre os finalistas.

A Sonae Sierra foi selecionada pelo projeto Bright, que lhe permitiu melhorar a eficiência energética dos seus centros comerciais. “Estamos muito satisfeitos com esta nomeação. A sustentabilidade faz parte integrante da estratégia de negócio da Sonae Sierra como forma de criar valor, dando resposta a desafios ambientais e sociais. O projeto Bright é um bom exemplo disso. Ajuda-nos a contribuir para a redução das emissões de carbono, tornando os edifícios mais eficientes e menos dependentes de recursos, com redução de custos operacionais e minimização de riscos a médio e longo prazo. É muito gratificante ver o reconhecimento desta iniciativa”, afirma Elsa Monteiro, diretora de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Sonae Sierra.

O projeto Bright é um programa desenhado em 2013 pela Sonae Sierra para reduzir o consumo energético e a pegada de carbono dos centros comerciais que detém e gere. O Bright inclui cinco áreas de atuação: modelação do consumo ótimo de cada edifício e análise do perfil de consumo, identificação e implementação de medidas de otimização, monitorização contínua de consumos e implementação de soluções de gestão que permitam manter o desempenho energético do edifício a um nível ótimo.

Implementado em 28 centros comerciais, o projeto Bright contribuiu para a identificação de 218 medidas de otimização, das quais 182 já foram implementadas e 36 estão em curso.  Desde 2013, foram investidos 2,4 milhões de euros, tendo como resultado, em 2016, uma redução do consumo de energia de cerca de 12% e uma poupança de 2,7 milhões de euros. Quando concluídas, as melhorias deverão permitir à Sonae Sierra economizar anualmente até 4,2 milhões de euros em eletricidade, o que equivale a 40% da pegada de carbono da Sonae Sierra.

Os Prémios de Energia Sustentável da Comissão Europeia reconhecem a inovação na eficiência energética e nas energias renováveis, destacando novas formas de moldar o futuro energético da Europa. Os vencedores serão anunciados na cerimónia que terá lugar no âmbito da Semana Europeia da Energia Sustentável 2017, que decorrerá entre os próximos dias 19 e 25 de junho, em Bruxelas. Será um júri a deliberar os vencedores, mas o público também pode atribuir um prémio.

Nestlé aposta em programa educativo de nutrição

Sport Zone reabre loja em Bragança com novo conceito