in

Sonae Sierra conclui renovações do CascaiShopping e do Centro Vasco da Gama

A Sonae Sierra acaba de concluir as renovações dos centros comerciais CascaiShopping e Centro Vasco da Gama, em Lisboa, como resultado de um investimento total de 26 milhões de euros.

A renovação do CascaiShopping, que resultou num investimento de 14 milhões de euros, surgiu da necessidade de realizar uma intervenção profunda que permitisse dar ao centro uma imagem mais contemporânea, em linha com o estilo de vida dos visitantes da sua zona de influência (Cascais, Estoril e Sintra), ao mesmo tempo que preservou a sua identidade original ligada à moda e ao glamour.

Já a renovação do Centro Vasco da Gama, que envolveu um investimento de 12 milhões de euros, teve por objetivo elevar a qualidade da experiência de visita ao centro comercial e acrescentar valor à variedade e qualidade da oferta comercial, de lazer e serviços já existente, de acordo com as últimas tendências do sector. “O investimento em projetos de renovação nos centros comerciais que gerimos é uma prova da aposta que fazemos na valorização crescente do nosso portfólio. Com estes projetos, queremos ir ao encontro das tendências mais atuais, de forma a manter os centros atrativos, diferenciadores e modernos para os visitantes e para os lojistas, elevando a qualidade dos ativos e a experiência de visita”, afirma Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra.

O CascaiShopping conta com 73.801 metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) para 198 lojas e apresenta uma taxa de ocupação de 99,5%, ilustrando, assim, a qualidade deste centro comercial que constitui um destino de qualidade para compras e lazer nas zonas de Cascais e Sintra. No âmbito da renovação do centro, abriram duas novas lojas (a Flying Tiger e a papelaria Rima), três aumentaram de área (Quatro Patas, Bairro Arte e Farmácia Alcoitão) e cinco foram reposicionadas (Aldo, Mercedes-Benz, Tempur, SanJam e Nicola Gourmet). Algumas lojas, motivadas pela renovação do centro comercial, também remodelaram os seus espaços, como foram os casos da Lacoste, A loja do Gato Preto, Stefanel, André Ópticas, Oro Vivo, Sical, Go Natural e Portugália. Em 2017, o CascaiShopping recebeu cerca de 12 milhões de visitas.

A intervenção realizada resultou numa renovação no interior do centro, tendo contemplado, ainda, melhorias significativas ao nível dos parques de estacionamento. O projeto decorreu em duas fases: a primeira, inaugurada em 2016, incluiu a valorização da oferta de restauração através da criação do conceito Cascais Kitchen, inspirado nas feiras e mercados internacionais; já a segunda fase, agora concluída, permitiu uma alteração espacial e do design no interior do centro. De referir que o novo conceito de arquitetura e design desta segunda fase foi inspirado no universo dos Hamptons, em Nova Iorque. Entre as alterações realizadas, destaca-se a criação de um grande espaço verde na entrada poente, a relocalização dos elevadores e escadas de gravidade, o aumento do pé direito e a abertura das claraboias que permitiram realçar a luz natural do centro.

Em termos de paisagismo interior, de referir a preservação das árvores existentes e a colocação de novas nos corredores do piso inferior, complementadas por uma instalação composta por uma combinação de quatro cilindros revestidos com paisagismo e elementos virtuais. Foram, ainda, realizadas intervenções nos WCs, criado um espaço Baby Care que, além de fraldário, tem uma zona de amamentação com total privacidade e um espaço para aquecer biberões e boiões, e, ainda, a instalação de um playground criado a pensar nos mais novos e nas jovens famílias que visitam o centro. A renovação foi acompanhada, também, pela introdução de novas lojas e de uma sala de cinema IMAX.

Já o Vasco da Gama conta com 51.500 metros quadrados de ABL, 165 lojas e uma taxa de ocupação de 100%. Ao longo do projeto de renovação, iniciado em 2016, abriram 18 novas lojas. De destacar a abertura de lojas como a Calvin Klein, Lion of Porches, Vans, Labrador, Nespresso, Caroll, Quem Disse Berenice?, Hush Puppies, Pedra Dura, entre outras. Ao nível da restauração, surgiram novos conceitos como o Talho do Mercado, La Rotisserie, gelataria Amorino, Casinha do Pão e a Coffee & Me. Em 2017, o centro recebeu cerca de 22 milhões de visitas.

A renovação do Centro Vasco da Gama contemplou a criação de ambientes, por um lado, mais acolhedores e que privilegiassem o conforto dos visitantes e, por outro, que conferissem ao centro mais modernidade. Para tal, foram realizadas intervenções espaciais a nível interior e a nível de esplanadas, permitindo potenciar, ainda mais, a localização privilegiada e a vista para o rio Tejo.

O novo conceito de arquitetura e design foi inspirado nas viagens em grandes navios de cruzeiro, remetendo os visitantes para um imaginário de luxo e conforto, mantendo a ligação ao tema original do centro comercial: os oceanos. Das intervenções realizadas, de destacar a criação da nova varanda exterior da praça da restauração do piso 2, com vista para o rio, que passou a contar com uma esplanada lounge e permitiu aumentar o número de lugares sentados; a renovação do terraço do terceiro piso, transformando-o num deck acolhedor, também com vista para o rio, e a expansão da loja Zara, que passou a ter entrada direta a partir do parque de estacionamento e uma área distribuída em dois pisos, tornando-se na maior loja da marca do país.

A oferta de lazer foi reforçada com a criação de uma esplanada interior no piso 2, numa zona menos movimentada do centro e com vista para a Gare do Oriente, num espaço perfeitamente adaptado tanto para socializar, como para trabalhar ou fazer reuniões num ambiente informal e tranquilo. Nas zonas comuns, foi feita uma intervenção profunda ao nível dos tetos, pavimentos, colunas, iluminação, bancos e paisagismo.

Os WCs e respetivos corredores também foram renovados, tornando-se mais luminosos e modernos; foram criadas novas zonas de estar e renovadas as já existentes e foi contemplada, ainda, a relocalização do Balcão de Informação. Importa salientar a intervenção realizada no parque de estacionamento para uma otimização do espaço e da circulação, que passou pela pintura integral do espaço, colocação de nova iluminação e sinalética, de elementos diferenciadores nas entradas dos vestíbulos e de um novo sistema de sinalização de lugares disponíveis para maior comodidade dos visitantes no momento de estacionar.

A somar a estas alterações, foram ainda incluídos elementos surpresa, como as cabines dos elevadores com um ecrã digital que simula uma viagem até ao fundo do mar (no sentido descendente é representada pelo parque de estacionamento) ou até ultrapassar o nível da água do mar (no sentido ascendente é representada pelos pisos superiores); os acabamentos exteriores das escadas rolantes com palavras alusivas a emoções em várias línguas; a colocação de várias esculturas em forma de cardumes que se encontram suspensas na nave central e que se iluminam à noite, recriando o fundo do mar e, ainda, a colocação de um ecrã LED de grandes dimensões no piso 1.

ANTRAM e Governo assinam protocolo negocial

IKEA anuncia retirada das suas lojas produtos de plástico de uso descartável